Vantagens do programa Sindi Clubess Aprendiz

Para os Clubes

Este Programa é a única opção de programa de aprendizagem na área do esporte, pois ele foi especialmente formatado para o setor de clubes, observando os aspectos legais necessários.

Seu custo é bem menor do que os programas similares, porém dirigidos a outras áreas que não a do esporte. Confira na tabela adiante. As atividades teóricas e práticas são integradas e nas dependências dos próprios clubes ou, se preferirem na Universidade Sindi Clubess com profissionais treinados e credenciados pela Universidade Sindi-Clube, dispondo de sua estrutura física e pedagógica.

O acompanhamento de alunos, instrutores e orientadores é através de avaliações e encontros semestrais, com a equipe técnica da Universidade Sindi-Clube.

O clube conta com a consultoria e auditoria da Universidade Sindi-Clube, para acompanhamento e desenvolvimento do Programa.

O Programa permite ao Clube realizar a capacitação de profissionais em seu próprio clube, diminuindo custos futuros com recrutamento e seleção.

O Clube é co-participante e tem um papel muito importante no processo de formação dos aprendizes.

Para os Aprendizes

O Programa Sindi Clubess Aprendiz exige que o adolescente esteja freqüentando a escola, com índices de aproveitamento e freqüência satisfatórios e acompanhados pelo empregador.

Como é um programa cujo peso de conteúdo recai para a área do esporte, ele desenvolve aspectos ligados à sua prática, como por exemplo, a colaboração, a competição, liderança, integração e a socialização.

Os aprendizes podem conhecer regras de várias modalidades esportivas e beneficiarem-se de outros aspectos positivos que o esporte proporciona, como por exemplo, a qualidade de vida.

Os aprendizes podem aprender e vivenciar o funcionamento de uma das áreas mais ativas dos clubes: a área esportiva, participando/colaborando de situações cotidianas como a organização de eventos, do almoxarifado esportivo, arrumação de quadras, etc.

Com o incremento dos módulos mencionados e a abertura do programa a outras áreas do clube o adolescente passará a ter também conhecimento de outros setores com grande atividade como a área de eventos e a parte administrativa, aumentando significativamente seus conhecimentos e possibilidades de colocação no mercado de trabalho formal.

As aulas seguem uma metodologia que propicia a condição de os aprendizes participarem da construção de seu próprio conhecimento. Os alunos que apresentarem aproveitamento em todos os itens da lista de competências básicas definidas para a avaliação e freqüência mínima de 80% da carga horária total recebem certificados de sua formação.

Além da inserção no mercado formal de trabalho, o programa desenvolve habilidades técnicas, consciência crítica, cidadania, cultura e auto-conhecimento.

A maior vantagem do Programa para os aprendizes é que ele não "forma" apenas um profissional, mas cria condições para que ele se desenvolva e com isso possa futuramente escolher um caminho que melhor lhe convier.

Clubes que já implantaram o Programa Sindi Clubess Aprendiz

Desde o lançamento oficial do Programa Sindi Clubess Aprendiz, já se passaram 4 anos.

Quatro anos de mudanças em que todos tiveram de se adaptar: aprendizes; pais; funcionários dos clubes que passaram a serem instrutores e orientadores de aprendizagem; dirigentes; sócios; autoridades do Trabalho e nós do Sindi Clubess e da Universidade Sindi-Clube.

Porém, maiores que as mudanças foram as conquistas. E são essas conquistas que queremos apresentar juntamente com todos os clubes participantes do Programa. Nesse curto espaço de tempo o Programa Sindi Clubess Aprendiz já beneficia mais de 500 jovens e é desenvolvido nos clubes:

• A.A.B.B. de São Paulo
  • C. C. Sorocaba
  • C. A. São Paulo

Clubes que já implantaram o Programa Sindi Clubess Aprendiz

O Sindi Clubess e a Universidade Sindi Clubess estão à disposição para dar total apoio e orientação na implementação e desenvolvimento do Programa Sindi Clubess Aprendiz.

Há alguns documentos que devem ser trocados entre as entidades, bem como são exigidos pelas autoridades do Trabalho, aos quais orientamos quanto ao seu preenchimento, tais como planilha de cálculo da cota de aprendizes, requerimento de adesão e termo de responsabilidade, cópias de estatuto e ata de posse da diretoria, etc.

Em nosso site reunimos uma série de informações úteis para facilitar o entendimento das determinações legais e de como por em prática o programa de aprendizagem, que, inclusive, pode ter a parte teórica executada pela própria Universidade.

Como fazer a "tutoria" desses aprendizes no Clube faz parte da formação que a Universidade Sindi Clubess também oferece.

O Sindi Clubess está à disposição de seu Clube para melhor orientá-lo para o atendimento da Lei 10.097/00 – Lei do Aprendiz. Solicite o agendamento de uma reunião, pelo tel. 11.5054.5464, com Elias Santos. Conheça o passo-a-passo para a inscrição de seu Clube.

Solicitar à Universidade Sindi Clubess o formulário "Requerimento de Adesão e Termo de Responsabilidade", que preenchido, deverá ser assinado exclusivamente pelo Presidente da Diretoria do Clube e entregue na Universidade Sindi-Clube, juntamente com os documentos solicitados na fase I do referido requerimento que são: