Oficina: Brincadeiras e muita arte para crianças

Resumo:

A Arte ocupa um lugar especial na vida das crianças, mas deve ser vista de forma exploratória e criativa. Pensar novas formas e modalidades de inserir a Arte num contexto que permita as crianças vivenciarem o imaginário infantil das histórias e das mensagens nelas existentes.  A musicalidade, a dramatização e a expressão plástica precisam ser aprendidas e vivenciadas pelos educadores, facilitadores da linguagem do “Brincar”.

Objetivo:

• Despertar nos profissionais que trabalha com Arte o imaginário-reflexivo, entendendo novas formas de expressividade com o grupo, inserindo valores, habilidades e novas atitudes.
  • Compreender o uso adequado de determinados materiais plásticos e sua função.
  • Buscar inovações criativas com técnicas sugeridas.
  • Ampliar o repertório das possibilidades de criação em arte.
  • Ao final de cada atividade, o momento da “Roda de Conversa”  / Mapa Pessoal

A quem se destina:

Professores, monitores/recreacionistas, brinquedistas e interessados em desenvolver e aprimorar técnicas de atividades lúdicas em clubes, salas de aula e brinquedotecas.

Carga Horária:

4 horas

Conteúdo:

Durante o curso, os alunos viverão algumas atividades que escolherão junto com a consultora e outras que serão contextualizadas.

• O trabalho com as caixas: confecção com caixa de leite e canudos de revista: A importância das miudezas em arranjos florais.
  • A modelagem de vestuários da época da Pop Arte / História Pessoal x História da Arte
  • Vivência Coletiva do “Jogo das Peças Soltas” – Loose Parts
  • Pedras e Cia / Arte, Dramatização e Musicalidade
  • Pintura em pano de prato com giz de cera / Alimentação Saudável
  • Modelagem de mãos com atadura gessada
  • A importância da modelagem com terracota / auto-retrato

Mini-Currículo:

Silvia Queiroz - Artista plástica, com graduação pela FAAP/SP (Fundação Armando Álvares Penteado) e especialização em Arte-Terapia pela Universidade São Judas Tadeu. Formação em "Introdução à Clínica Junguiana, do psicodiagnóstico à Intervenção Clínica", no Instituto Sedes Sapientiae. Membro da Associação Brasileira de Brinquedotecas. Estudos em Playworker pela Rede Brincar. Conhecimento na linguagem de Brinquedoteca e Arte-Educação, reunindo as artes-plásticas, dramatização e musicalidade. Profissional com experiência na Área de Saúde, com o projeto "Brinquedoteca", para atendimento à pacientes internados na Pediatria do Hospital Albert Einstein; também Centro de Terapia Intensiva, "home care". Atualmente é integrante do grupo do Sítio do Picapau Amarelo Mairiporã. Como professora integra a Brinquedoteca da escola Beit Esther, grupo de crianças de 3 à 6 anos de idade e ministra cursos e palestras de temas diversos.

nformações