Nem sempre as pessoas em cargos de chefia sabem conduzir suas equipes com uma liderança firme e produtiva. Este curso é voltado para essas pessoas que, como líderes, querem exercem melhor suas funções para obterem resultados com mais qualidade.
Demonstrar aos profissionais como o trabalho pode ser mais produtivo e menos desgastante se aliado a habilidade do líder em perceber a necessidade individual dos seus colaboradores, possibilitando um resultado mais qualitativo.
Profissionais que no dia a dia já exerçam atividade de coordenar pessoas.
Módulo I - Percepção e comunicação aliados do líder
A importância do mudar
O que é um grupo de trabalho? Quem depende de quem?
Planejamento, responsabilidade individual e coletiva, qualidade, comprometimento
Comunicação
São desenvolvidos diversos temas, todos interligados por meio de jogos, dinâmicas de grupo, exercícios individuais e filmes, facilitando e integrando ainda mais os participantes.
Temas:
• Posturas adequadas e inadequadas em um grupo de trabalho.
• A atenção com o outro e com o seu papel profissional na empresa.
• Respeito, fator primordial no relacionamento interpessoal.
• A auto percepção e a percepção do outro.
• Clareza / objetividade e a assertividade na informação.
• Descobrindo o canal de comunicação e como utilizá-lo de forma a obter melhores resultados.
• O uso da inteligência emocional.
Módulo II - O papel do líder no dia a dia
O papel do líder para o desenvolvimento da equipe de trabalho
• Os quatro estilos de liderança (direcionar, treinar, apoiar e delegar)
Como identificar o momento do colaborador
• Diagnóstico adequado para a obtenção de resultados eficazes
O assédio moral
• Momento de reflexão sobre a importância do tema
Administração de conflitos
• Saber lidar com as diferenças e conflitos de maneira a promover o entendimento e harmonia entre as pessoas
Identificando e trabalhando com as diferentes gerações
• Baby bommer, X e Y
Como estabelecer objetivos claros com os profissionais
• O uso adequado do elogio, da repreensão, do redirecionamento e da renegociação
Márcia Rizzi - Formada em Direito e Administração de Empresas e pós-graduada em Administração pela FAAP. Tem curso de Gestão de pessoas e Gestão estratégica de negócios pela Amana Key, MBA em RH pela USP, e Coach com formação pelo ICI- Integrated Coaching Institute. Desenvolveu carreira na Caixa Federal e há 15 anos atua em treinamento, coach e desenvolvimento, com clientes como Basf, EMBRAPA, EMBRATUR, Fosfértil, GLOBOSAT, Itaú Unibanco, JBS, Mantecorp, Petrobras, Politec, Postalis, Randon, Saint-Gobain, Souza Cruz, Tecnisa, FUNDAP, Governo do Distrito Federal, Governo do Estado do Espírito Santo, Prefeituras de mais de 120 municípios do Estado de São Paulo (trabalhando liderança em parceria com o SEBRAE SP), dentre muitas outras organizações. É coordenadora editorial e coautora nos livros: Gestão do Tempo e Produtividade, Equipes de Alto Desempenho, e Excelência no atendimento ao cliente.