6 | Outubro | 2014 Atualização
e troca de experiências
São Paulo | SP
esportes
Inscrição

Saiba mais


O Seminário de Esportes teve sua primeira versão em 2013 como parte das comemorações dos 10 anos da Universidade Sindi-Clube. Mas mais do que um evento comemorativo é uma reivindicação dos gestores de Esportes que participam de reunião mensal no Sindi-Clube, e que aceitaram compor sua Comissão Organizadora.

Devido ao sucesso alcançado, o Seminário de Esportes passou a fazer parte do calendário anual da Universidade Sindi-Clube, no mês de outubro.

Na sua versão 2014, o Seminário de Esportes vai acontecer no dia 6 de outubro e traz novidades pois, neste ano, além de atender os gestores, vai realizar dois workshops voltados aos profissionais que atuam nas várias modalidades esportivas nos clubes.


    Objetivos

  • Contribuir para o aprimoramento profissional do setor de Esportes dos clubes.

  • Possibilitar a troca de experiência entre os profissionais de Esporte.


    Público Alvo

    Dirigentes, gerentes, coordenadores, supervisores e profissionais que atuam nas várias modalidades esportivas nos clubes.


    Formato

    Será um dia de evento com atividades diversas, a saber: 4 temas distintos e simultâneos em formatos de palestras, mesa-redonda, oficina e workshops.


Programação


  • Manhã
  • Tarde

7h20

Recepção dos participantes - Entrega de material / café de boas vindas. Importante receber o material para poder participar das atividades. Por isso, solicita-se chegar às 7h20.

Atividades da manhã

Clique nos Temas para exibir o conteúdo.
  • Tema 1 – para gestores – “Desenvolvimento de competências“ (palestra e workshop)
  • Coordenar pessoas e fazer com que os resultados sejam apresentados nos prazos e com a qualidade necessária é um desafio dos gestores. Para o alcance desses objetivos, há necessidade do desenvolvimento e manutenção de diversas competências para o gestor desenvolver sua equipe.

    Mas o que é “ser competente”? O que significam “competências” e como identificá-las e desenvolvê-las? Este é o foco desse tema: identificar as dificuldades para o uso das competências e, principalmente, o que fazer para desenvolvê-las, com embasamento teórico e prático.

    Objetivos:
    • Introduzir a definição de competências, de acordo com a literatura, apresentando a trajetória histórica da construção desse conceito.
    • Apresentar o resultado da pesquisa realizada com os gestores de clubes do Estado de São Paulo sobre indicadores de competências.
    • Discutir a aplicabilidade destes conceitos no cotidiano dos gestores de clubes.
    • Desenvolver com os participantes, de forma prática, uma análise sobre as diversas competências necessárias para o gestor no clube.
    • Identificar os talentos na equipe.
    • Trabalhar as competências mais desafiadoras de forma pontual.

    Consultores:
    Ari Mello - Gerente de Esportes do Clube Esperia
    Mestre em Educação Física, MBA em Marketing pela ESPM, Coordenador do Grupo de Trabalho sobre Leis de Incentivo do CODE-Fiesp, Diretor Suplente do Sinpefesp, Sindicato dos Profissionais de Educação Física do Estado de São Paulo. Especialista em Gestão Esportiva, com mais de 25 anos de atuação em academias esportivas e clubes socioesportivos, desenvolve estudos sobre competências essenciais ao gestor esportivo, tema sobre o qual desenvolveu sua pesquisa de mestrado, tendo apresentado trabalhos em simpósios e congressos científicos nesta área do conhecimento.

    Tânia Zarpelão - Diretora proprietária da Rede-RH Consultoria em Desenvolvimento Pessoal e Organizacional
    Socióloga, especialista em RH pela Fundação Getúlio Vargas (FGV-SP). Formação básica na Dinâmica dos Grupos pela Sociedade Brasileira de Dinâmica dos Grupos (SBDG). Pós-graduada em Jogos Cooperativos e Coach pela SBC. Practitioner em PNL. Atua há 34 anos na área de RH e ocupou cargos de liderança em empresas de médio e grande porte. Coautora do livro Gestão do Tempo e Produtividade.


    Atividades:

    • das 8h às 10h
    Palestra: apresentação do estudo realizado com gestores dos clubes sobre as competências necessárias a esses profissionais em clubes.

    • das 10h às 12h
    Workshop: atividade prática sobre as principais competências dos gestores, desde seleção dos colaboradores, alinhamento das competências e dos talentos, liderança, planejamento e atingimento das metas.

  • Tema 2 – para gestores – “Gestão estratégica em áreas de esporte de clubes – reposicionando a área de esporte do clube” (palestra e mesa-redonda)
  • O perfil do profissional "Gestor de Área de Esporte em Clubes" nesse tempo de mudanças rápidas deveria ser o de alguém capaz de reconhecer suas limitações e não se intimidar diante do desconhecido. Vivemos num mundo de mudanças constantes e trabalhar em uma realidade assim é um desafio para qualquer profissional. Hoje, o associado exerce um poder e influência sobre o clube como nunca aconteceu. Enquanto isso, os clubes começam a descobrir que sua capacidade de sucesso está diretamente relacionada ao capital intelectual que possuem: as pessoas e o que elas sabem. Dentro desta visão, o foco desse tema será discutir a intervenção e a participação dos profissionais da área de esporte na construção estratégica de um novo modelo de gestão no esporte para as entidades associativas esportivas e sociais, mais alinhadas ao mercado e em sintonia com as tradições, crenças e valores dos clubes.

    Objetivo:
    Discutir a intervenção e a participação dos profissionais da área de esporte na construção estratégica de um novo modelo de gestão no esporte para as entidades associativas esportivas e sociais, mais alinhadas ao mercado e em sintonia com as tradições, crenças e valores dos clubes.

    Consultor:
    Roberto Libardi – Diretor da RL Soluções
    Graduado em Gestão Esportiva e de Lazer. Administrador de Clubes, atua no mercado há 33 anos. Consultor especialista em Clubes pelo SINDI-CLUBE SP E CBC/FNC. Consultor em gestão das principais redes de clubes do Brasil: FENABB – Federação Nacional das AABBs, SESI Departamento Nacional, Clubes dos Empregados da Petrobras, ASEEL – Associação dos Empregados da Eletrobras/Eletronorte. Idealizador do projeto Programa Esportivo para Associados de Clubes do SINDI-CLUBE (PEPAC). Gestor dos programas de Qualidade de Vida no Trabalho nas empresas Natura Cosméticos e Novartis Biociência. Coautor dos livros: Legados de Megaeventos Esportivos (Ministério do Esporte/CONFEF-2008); Políticas de esporte para juventude - contribuições para o debate (Inst. Pensarte-2008) e Temas para administração de clubes sociorecreativos (Factash Editora-2010).


    Atividades:
    • das 8h às 10h
    Palestra sobre o Tema - Conteúdo Programático:
    • O esporte dos clubes do Brasil - momento atual
    • O profissional do Esporte e novo mercado
    • Estratégia aplicada ao esporte em Clubes – da teoria a prática
    • Nossos desafios


    • das 10h às 12h
    Mesa-Redonda sobre o Tema
    Participantes: Eduardo Zanolli – gerente Geral de Esportes da Associação Brasileira A Hebraica de São Paulo, Mauricio Lima – gerente de Esportes do Esporte Clube Sírio, Paulo Martins – gerente de Esportes do Alphaville Tênis Clube e Reginaldo Teixeira Rosa - gerente de Esportes do Clube Paineiras do Morumby.
    Mediador: Roberto Libardi – diretor da RL Soluções e palestrante do tema.

  • Tema 3 – para profissionais que atuam nas várias modalidades esportivas nos clubes - “Treinamento funcional” (workshop)
  • Treinamento funcional, novidade ou não? Essa área passa por um momento de revolução: o que está sendo feito começa a ser repensado e o que foi feito no passado retorna à tona. Por causa disso, este será um workhop direcionado para que todos os participantes sejam capazes de aplicar ferramentas do treinamento funcional em qualquer prática de atividade física.

    Objetivo:
    Permitir aos participantes aplicar ferramentas do treinamento funcional em qualquer prática de atividade física.

    Conteúdo do Workshop:
    • Apresentação
    • Treinamento funcional, novidade ou não?
    • Sistema 4Perform de treinamento
    • Prático (preparação da fundação)
    • Teórico (preparação da fundação)
    • Prático (preparação do movimento)
    • Teórico (preparação do movimento)
    • Encerramento

    Consultor:
    André Cunha – Sócio Diretor de Performance da 4Perform
    Graduado em Educação Física pelo Instituto Presbiteriano Mackenzie. Preparador físico do tenista Thomaz Bellucci (Brazil nº1 tennis player), Athlete’s Performance mentorship program fases: 1,2,3,4 (EUA), Mentorship program especialista em treinamento funcional (IHP–Institute of human performance, EUA), FMS Brazil Master trainer, TRX Suspension trainer certified, Certificação em levantamento de peso olímpico, Certificação em Rope training.

Almoço - (somente para os participantes das atividades da manhã e da tarde)

Clique nos Temas para exibir o conteúdo.
  • Tema 1 – para gestores – “Desenvolvimento de competências“ (continuação do workshop)
  • • das 13h às 17h30
    Atividade da continuação do workshop “Desenvolvimento de Competências”:
    Prosseguimento das atividades, iniciadas na parte da manhã, com discussão dos principais tópicos e inserção de dinâmicas e exercícios para facilitar o entendimento e aplicabilidade do conteúdo no dia a dia.

    Tânia Zarpelão - Diretora proprietária da Rede-RH Consultoria em Desenvolvimento Pessoal e Organizacional
    Socióloga, especialista em RH pela Fundação Getúlio Vargas (FGV-SP). Formação básica na Dinâmica dos Grupos pela Sociedade Brasileira de Dinâmica dos Grupos (SBDG). Pós-graduada em Jogos Cooperativos e Coach pela SBC. Practitioner em PNL. Atua há 34 anos na área de RH e ocupou cargos de liderança em empresas de médio e grande porte. Coautora do livro Gestão do Tempo e Produtividade.

  • Tema 2 – para gestores – “Gestão estratégica em áreas de esporte de clubes – reposicionando a área de esporte do clube” continuação das atividades (oficina)
  • • das 13h às 17h30
    Atividade da continuação do tema “Gestão estratégica em áreas de esporte de clubes – reposicionando a área de esporte do clube”:
    Oficina sobre o Tema
    Com aplicação da Metodologia IDM – Innovation Decision Mapping. (Trata-se de uma metodologia para Inovar, Criar Estratégias e Solucionar Problemas.)

    Consultor:
    Roberto Libardi – Diretor da RL Soluções
    Graduado em Gestão Esportiva e de Lazer. Administrador de Clubes atuando no mercado há 33 anos. Consultor especialista em Clubes pelo SINDI-CLUBE SP E CBC/FNC. Consultor em gestão das principais redes de clubes do Brasil: FENABB – Federação Nacional das AABBs, SESI Departamento Nacional, PETROBRAS – Clubes dos Empregados da Petrobras, ASEEL – Associação dos Empregados da Eletrobras/Eletronorte. Idealizador do projeto Programa Esportivo para Associados de Clubes do SINDI-CLUBE (PEPAC). Gestor dos programas de Qualidade de Vida no Trabalho nas empresas Natura Cosméticos e Novartis Biociência. Coautor dos livros: Legados de Megaeventos Esportivos (Ministério do Esporte/CONFEF-2008); Políticas de esporte para juventude - contribuições para o debate (Inst. Pensarte-2008) e Temas para administração de clubes sociorecreativos (Factash Editora-2010).


  • Tema 4 – para coordenadores e profissionais que atuam com as várias modalidades formativas nos clubes. "Implantação e Desenvolvimento de Modalidades Esportivas em Clubes Sociais" (worskshop)
  • O departamento de Esporte é uma das áreas vitais de um clube. Como implantar e desenvolver as modalidades necessárias de forma a atrair e manter alunos no setor é o que se propõe nesse workshop.

    Objetivo: Propor estratégias teóricas e práticas para melhorar a adesão e qualidade das aulas nas diferentes modalidades esportivas, de forma a manter os atuais alunos, bem como aumentar o número de alunos e incentivar a prática poliesportiva nos clubes sociais.

    Conteúdo do Workshop:


    I - Parte teórica
    • Como lançar novas modalidades
      • Pesquisa de mercado
      • Estratégias de marketing
      • Recursos humanos
      • Clínicas experimentais
      • Fidelização da nova modalidade

    • Parâmetros para a definição de grade das turmas
      • Disponibilidade de espaços
      • Horários compatíveis com calendário e grade escolar da região
      • Divisão dos grupos: desenvolvimento - crescimento - motivação

    • Características das aulas e treinamentos
      • Rica em conteúdos
      • Atraente
      • Dinâmica
      • Efetiva
      • Motivadora
      • Intensa - cond. orgânica
      • Rica em materiais

    • Organização das atividades
      • Planejamento
      • Calendário - cronograma / plano de ação
      • Uniformes - água - lanches
      • Comunicações
      • Postura ética e profissional
      • Avaliação

    • Parceria com pais
      • Importância de envolver os pais e/ou responsáveis na atividade dos filhos

    • Pré-requisitos aos alunos
      • Estruturação corporal – conhecimento de si – postura (posições do corpo deitado, num pé só, etc) - respiração (nasal, bucal, fases) - relaxamento - descontração e contração da musculatura voluntária -lateralidade - dominância se dá pelo maior número de sinapses
      • Coordenação espacial - conhecimento do meio. Planos e direções, dentro e fora, referências e diferentes estímulos
      • Domínio temporal - conhecimento das relações com o meio - noções de antes durante e depois. Alternado, simultâneo, durações. Plano de ação
      • Movimentos voluntários e movimentos automáticos

    • Objetivos das atividades
      • Desenvolvimento integral do aluno:
      • Domínio fisiomotor - movimento, vida física
      • Domínio socioafetivo - formação do caráter através do movimento. Experiências atitudinais
      • Domínio cognitivo - raciocínio, estratégias e coordenação motora

    • Aprendizagem de habilidades motoras
      • Consistência
      • Variabilidade
      • Resolução de problemas

    • Metodologia
      • Processos pedagógicos
      • Consistência
      • Variabilidade
      • Jogos da cultura corporal, jogos preliminares e jogos pré-esportivos
      • Resolução de problemas

    • Abordagens metodológicas
      • Psicomotora - educação através do movimento. Desenvolvimento integral vai além do motor
      • Tecnicista - educação do movimento / técnica
      • Motricidade humana - educar para o movimento - importância do movimento para sempre

    • Aspectos trabalhados
      • Físico - técnico - tático - psicológico

    • Estrutura da aula / treinamento
      • Roda inicial
      • Aquecimento / treino físico
      • Estudo de fundamentos 1
      • Estudo de fundamentos 2
      • Desenvolvimento do jogo
      • Roda final

    • Atividades complementares
      • Intercâmbios
      • Clínicas e workshops
      • Acampamentos e acantonamentos
      • Competições internas e externas, curtas, médias e longas
      • Viagens
      • Eventos esportivos
      • Eventos culturais

    • II - Parte prática:
      • Atividades iniciais
      • Jogos pré-esportivos
      • Jogos cooperativos

    Consultor:
    Paulo Sérgio Martins – Gerente de Esportes do Alphaville Tênis Clube
    Formado pela OSEC em Licenciatura Plena (1985), é especialista em Fisiologia do Exercício e possui cursos de extensão em Futebol de Campo e em Administração e Gestão de Clubes. Participou de diversos torneios nacionais e internacionais de Futebol como Diretor e Técnico. É professor e palestrante e publicou, em 2013, o livro Futebol e seus fundamentos. Com mais de 25 anos de experiência profissional, já atuou em diversos clubes de São Paulo, inclusive como técnico de futebol nos Estados Unidos.


18h

Encerramento das atividades, com entrega de certificados.

Confraternização

Confirme sua presença também para a confraternização entre os participantes no “Boteco do Esporte” (das 18h10 às 19h30).

Palestrantes

Clique no nome para expandir o mini-currículo


Ari Mello

Gerente de Esportes do Clube Esperia

Ari Mello

Mestre em Educação Física, MBA em Marketing pela ESPM, Coordenador do Grupo de Trabalho sobre Leis de Incentivo do CODE-Fiesp, Diretor Suplente do Sinpefesp, Sindicato dos Profissionais de Educação Física do Estado de São Paulo. Especialista em Gestão Esportiva, com mais de 25 anos de atuação em academias esportivas e clubes socioesportivos, desenvolve estudos sobre competências essenciais ao gestor esportivo, tema sobre o qual desenvolveu sua pesquisa de mestrado, tendo apresentado trabalhos em simpósios e congressos científicos nesta área do conhecimento.

Tânia Zarpelão

Diretora da Rede RH Consultoria

Tânia Zarpelão

Socióloga, especialista em RH pela Fundação Getúlio Vargas (FGV-SP). Formação básica na Dinâmica dos Grupos pela Sociedade Brasileira de Dinâmica dos Grupos (SBDG). Pós-graduada em Jogos Cooperativos e Coach pela SBC. Practitioner em PNL. Atua há 34 anos na área de RH e ocupou cargos de liderança em empresas de médio e grande porte. Coautora do livro Gestão do Tempo e Produtividade.

Roberto Libardi

Diretor da RL Soluções

Roberto Libardi

Administrador de Clubes atuando no mercado há 31 anos. Consultor em gestão de clubes pelo Sindi-Clube e CBC. Idealizador do projeto Programa Esportivo para Associados de Clubes do SINDI-CLUBE (PEPAC). Atuou como gestor nos principais clubes de São Paulo,(E.C.Banespa, Clube Esperia e São Paulo F.C.). Coautor dos livros: Legados de Mega Eventos Esportivos (Ministério do Esporte/CONFEF); Políticas de esporte para Juventude -Contribuições para o debate e Temas para administração de clubes sociorrecreativos “ (Factash Editora).

André Cunha

Diretor de Perfomance da 4Perform

Andre Cunha

Graduado em Educação Física pelo Instituto Presbiteriano Mackenzie. Preparador físico do tenista Thomaz Bellucci (Brazil nº1 tennis player), Athlete’s Performance mentorship program fases: 1,2,3,4 (EUA), Mentorship program especialista em treinamento funcional (IHP–Institute of human performance, EUA), FMS Brazil Master trainer, TRX Suspension trainer certified, Certificação em levantamento de peso olímpico, Certificação em Rope training.

Paulo Martins

Gerente de Esportes do ATC-Alphaville Tênis Clube

Paulo Martins

Formado pela OSEC em Licenciatura Plena (em 1985), é especialista em Fisiologia do Exercício e possui cursos de extensão em Futebol de Campo e em Administração e Gestão de Clubes. Participou de diversos torneios nacionais e internacionais de Futebol como Diretor e Técnico. É professor e palestrante e publicou, em 2013, o livro Futebol e seus fundamentos. Com mais de 25 anos de experiência profissional, já atuou em diversos clubes de São Paulo, inclusive como técnico de futebol nos Estados Unidos.

Confira como foi a repercussão do Seminário de Esportes 2013

• Clique Aqui

Gestores aprovaram Seminário de Esportes de 2013

O conteúdo informativo da primeira edição do Seminário de Esportes, realizada em outubro de 2013, recebeu a aprovação dos participantes, que esgotaram as inscrições.

Conheça a opinião de alguns deles:

Kátia Ramos
Kátia: Informações Valiosas

Kátia Ramos Neves, professora de Educação Física no Clube Alto dos Pinheiros, gostou da palestra sobre o equilíbrio entre as áreas competitiva, formativa, recreativa e fitness dos clubes ministrada no evento: “A palestra foi uma referência para minha área, que ofereceu dicas para serem utilizadas no meu dia a dia. O Seminário foi muito bem organizado e me proporcionou o contato com profissionais da área, pude trocar informações valiosas. A organização do Sindi-Clube está de parabéns!”, afirmou.

Kelly da Silva
Kelly: Visão Inovadora

Kelly da Silva, gestora de esportes do Clube Atlético Ypiranga, acompanhou a palestra sobre estruturas funcionais e inovadoras nos esportes e também gostou: “Foi muito interessante a visão oferecida sobre como podem ser distribuídas as funções no departamento de esportes e a necessidade de sempre procurar inovar nos serviços oferecidos aos associados do clube”, disse.

Rodrigues
Rodrigues: Importância da Profissionalização

A fidelização e retenção de associados foram tratadas em outra palestra do Seminário. “Foram apresentados pontos importantes e ideias que podemos colocar em prática no nosso clube. O Seminário de Esportes mostrou a preocupação do Sindi-Clube com a profissionalização da gestão e nos ofereceu um aprendizado fantástico”, disse.


O primeiro Seminário de Esportes foi montado a partir de ideias apresentadas nos encontros mensais de gestores realizados pela Universidade Sindi-Clube.

Com o sucesso alcançado, o Seminário foi incluído na agenda de eventos regulares do Sindi-Clube, para que seja realizado anualmente.

Seminario 2013
Seminario 2013
Seminario 2013
Seminario 2013

Contato


Para mais informações, basta ligar para:
(11) 5054-5464 / 2218-0005 / 2218-0422
ou pelo e-mail: seminariodeesportes2014@gova.com.br

Localização


 

Realização:

Apoio: