Saiba mais


O Seminário de Esportes já está na 4ª edição e, em 2016, vai ser realizado em 3 de outubro, das 7h50 às 18h50, no Ginásio de Esportes do Instituto Mauá de Tecnologia.


    Objetivos

  • Contribuir para o aprimoramento profissional do setor de Esportes dos clubes.

  • Possibilitar a troca de experiências entre os profissionais de esporte.


    Público Alvo

    Dirigentes, gerentes, coordenadores, supervisores, professores e instrutores de Esportes dos clubes.


    Formato

    Será um dia de evento com atividades diversas, a saber: dois temas de período integral para gestores, e três workshops de meio período para os profissionais de Educação Física que atuam em clubes.


Programação

Clique no tema selecionado para expandir o conteúdo.


  • Manhã
  • Tarde

7h50

  • Recepção dos participantes / café de boas vindas: entrega de material. É importante receber o material para poder participar das atividades. Por isso, solicita-se chegar às 7h50

8h30

  • Abertura do evento pelo presidente do Sindi-Clube e pelo reitor do Instituto Mauá, respectivamente, Cezar Roberto Leão Granieri e José Carlos de Souza Júnior

Atividades da manhã
  • Tema 1 – para gestores
    Papel fundamental de um gestor“ (apresentação e dinâmicas sobre o tema)
  • Papel fundamental de um gestor

    Objetivo:
    Mostrar aos gestores como exercer a autoridade que lhes foi conferida, dirigindo, coordenando e controlando processos e os membros de sua equipe.

    Conteúdo Programático:
    Postura de um Gestor

    • Imagem pessoal
    • Importância do trabalho em equipe
    • Comprometimento com o clube e o cargo
    • Regras e regulamentos
    • Ética, Disciplina e Pontualidade
    • Atividades de um Gestor
        ➣ Planejar, organizar, gerir, monitorar

    Metodologia:
    Exposição dos temas, com recursos de slides e filmes, e dinâmicas de apoio.

    Palestrante:
    Andrea Ceneviva

  • Tema 2 – para gestores
    Conheça seu público
    Melhore a gestão com a criação de novos serviços (apresentação prática sobre o tema)
  • Conheça seu público - Melhore sua gestão com a criação de novos serviços

    Objetivo:
    O palestrante se propõe a descobrir junto com os gestores presentes qual a melhor forma para criar novas atividades nas várias faixas etárias, gerando cada vez mais a fidelidade do público de cada clube e atraindo novos participantes.

    Público:
    Gerentes, supervisores e coordenadores das várias áreas de clubes.

    Conteúdo Programático:

    • Porque criar uma nova atividade
    • Definindo a atividade
    • Abordagem factual - sentimento X atitude
    • Vendendo a ideia para a alta direção
    • Dicas de apresentação
    • Etapas de desenvolvimento

    Palestrante:
    Prof. Reginaldo Teixeira Rosa

  • Tema 3 – para coordenadores e profissionais de Educação Física que atuam em clubes
    Natação
    Natação formativa e iniciação competitiva – aspectos profissionais, pedagógicos, sobrevivência aquática e organizacional (workshop)
  • Workshop de Natação
    Natação formativa e iniciação competitiva – aspectos profissionais, pedagógicos, sobrevivência aquática e organizacional

    Objetivo:
    Levar o participante a reflexões e aprendizagem da pedagogia e organização das suas aulas e motivá-lo na gratificante missão de ensinar e desenvolver a natação.

    A quem se destina:
    Profissionais de educação física e coordenadores dos clubes filiados ao Sindiclube.

    Conteúdo programático:

    • Conceitos sobre Escola de Natação e Academia
        ➣ diferenças básicas entre a estrutura das escolas de academias particulares e as dos clubes
    • Visão global dos programas da natação formativa na faixa etária dos 3 aos 12 anos
        ➣ os aspectos pedagógicos
    • Determinação dos níveis pedagógicos e a relação com a elaboração dos planos de ensino, levando em conta o ambiente pedagógico
        ➣ elaboração dos planos de ensino
    • Piscina segura
    • Determinação dos espaços pedagógicos
    • Otimização das piscinas
    • Transição do formativo para o competitivo
    • Exercícios práticos de aprendizagem e aperfeiçoamento da técnica
    • Postura profissional
    • As atitudes dos profissionais, os; a determinação do eixo norteador dos níveis

    Palestrante:
    Prof. William Urizzi de Lima

  • Tema 4 – para profissionais de Educação Física que atuam em clubes
    Escola de Esportes
    Desenvolvimento Infantil (workshop)
  • Workshop Escola de Esportes
    Desenvolvimento Infantil

    Objetivo:
    Fundamentar a prática pedagógica dos professores de Educação Física, a partir de uma abordagem que integra os 5 domínios do desenvolvimento: cognitivo, afetivo, motor, social e moral.

    Conteúdo programático:

    1) Desenvolvimento cognitivo:
    • Principais características das fases do desenvolvimento cognitivo.
    • Adequações nas instruções para as diferentes faixas etárias, levando-se em conta as fases do desenvolvimento cognitivo.
    2) Domínio moral:
    • Principais características das fases do desenvolvimento moral.
    • Adequações nos enquadres para as diferentes faixas etárias, levando-se em conta as fases do desenvolvimento moral.
    3) Domínio afetivo:
    • Principais características das fases do desenvolvimento psíquico.
    • Adequações nas intervenções pedagógicas para o reassegurmento afetivo de alunos com diferentes demandas de acolhimento.
    4) Domínio social:
    • Principais características das fases do desenvolvimento social.
    • Adequações nas intervenções pedagógicas para mediação de conflitos e estimulação à socialização positiva.
    5) Domínio motor:
    • Principais características das fases do desenvolvimento motor.
    • Adequações nas correções técnicas para o ensino de habilidades motoras nas diferentes faixas etárias.
    6) Esquema corporal:
    • Principais características das fases do desenvolvimento do esquema corporal.
    • Adequações nas correções técnicas nas diferentes faixas etárias, levando-se em conta as fases do esquema corporal.
    7) Laboratório prático:
    • Construção de atividades de ensino e aplicação prática dos conteúdos trabalhados no treinamento.

    Palestrante:
    Profa. Claudia Mendonça de Barros

Almoço

Atividades da tarde


  • Tema 1 – para gestores – continuação
    Papel fundamental de um gestor“ (apresentação e dinâmicas sobre o tema)
  • (continuação): Papel fundamental de um gestor

    Objetivo:
    Mostrar aos gestores como exercer a autoridade que lhes foi conferida, dirigindo, coordenando e controlando processos e os membros de sua equipe.

    Conteúdo programático:
    Responsabilidades do Gestor

    • Missão do Gestor
    • Capacidade de lidar com conflitos
    • Elaboração de reuniões
    • Delegação, Decisão
    • Feedback é o princípio, mas Feedforward é o objetivo!
    • Estabelecer e defender regras
    • Organização e administração do tempo e comunicação mais produtiva
    • Relacionamento interpessoal, confiança e cooperação

    Metodologia:
    Exposição dos temas, com recursos de slides e filmes, e dinâmicas de apoio.

    Palestrante:
    Andrea Ceneviva

  • Tema 2 – para gestores – continuação
    Conheça seu público
    As gerações X, Y, Z e babyboomers: quem são, quais suas necessidades e a construção de projetos focados em cada público (workshop)
  • WORKSHOP - As gerações X, Y, Z e babyboomers: quem são, quais suas necessidades e a construção de projetos focados em cada público.

    Objetivo:
    A palestrante continua a proposta de descobrir junto com os gestores presentes qual a melhor forma para criar novas atividades nas várias faixas etárias, gerando cada vez mais a fidelidade do público de cada clube e atraindo novos participantes.

    Público:
    Gerentes, supervisores e coordenadores das várias áreas de clubes.

    Conteúdo programático:

    • O contexto da Modernidade
    • As geração X, Y, Z e baby boomers: uma abordagem histórica
    • Necessidades: o que está por trás de um estilo de vida?
    • As gerações e as necessidades: aprendendo a diagnosticar.
    • As gerações e a construção dos projetos

    Palestrante:
    Profa. Dra. Flávia Feitosa Santana

  • Tema 5 – para profissionais de Educação Física que atuam em clubes
    Preparação física
  • Preparação física na formação de 11 a 17 anos (workshop)

    Workshop Preparação Física
    Preparação física na formação de 11 a 17 anos

    Objetivo:
    Criar ferramentas para que o professor/técnico tenha novas soluções para antigos problemas em relação ao treinamento físico.

    Conteúdo programático:

    • Atividade física - o grande desafio como tornar um individuo ativo para a vida toda
    • Pensando no seu esporte Como elaborar um treinamento físico adequado para a idade e a modalidade praticada
    • Aplicação dos princípios de treinamento
    • Avaliação ou controle do treinamento
    • Modelos de periodização - Tradicional x Integrado

    Palestrante:
    Roberto (Beto) Carnevale

18h50

Término das atividades, entrega dos certificados e confraternização de encerramento (Boteco do Esporte)

Palestrantes

Clique no nome para expandir o mini-currículo


Andrea Ceneviva

Diretora da MMC – Consultoria de Negócios

Prof. Me. Ricardo Paolucci

Master Coach & Mentora, Counseling & Holomentoring®. Formação pelo IBC – Professional& Self Coach. Intituto Holos- Master Mentoring & Coaching Holo-Sistemico. Palestrante, consultora empresarial, Coach & Mentora Comportamental e Social, desenvolve programas de treinamento e desenvolvimentos sobre Gestão de Pessoas, Gestão de Desempenho e Gestão por Competências, formação de líder e desenvolvimento, atendimento a clientes, técnica de vendas, liderança, marketing pessoal, relações interpessoais. Já capacitou milhares de profissionais por de treinamentos comportamentais e técnicos para liderança com diretores, gestores, vendedores, coordenadores e área de Atendimento ao Cliente/Associado. Foco: Team, Leadership & Executive. Foi diretora comercial do Grupo Oruam por 22 anos e brand manager da Casa Angelina (desde 2005.

Reginaldo Teixeira Rosa

Gerente de Esportes do Clube Paineiras do Morumby

Reginaldo Teixeira Rosa

Professor de Educação Física - Licenciatura Plena - FEFISA 1983, com especialização em Administração Esportiva pela Fundação Getúlio Vargas. Gerente de Esportes do Clube Paineiras do Morumby, desde 1990. Um dos criadores do PEPAC, Programa Esportivo para Associados de Clubes e consultor do SINDI-CLUBE. Criador e Responsável Técnico do Programa Sindi-Clube Aprendiz. Membro do Grupo de Especialistas em Esporte do Ministério do Esporte, consultor da Fenaclubes e da CBC e co autor do livro “Temas para administração de clubes sociorrecreativos “ (Factash Editora).

Profa. Dra. Flávia Feitosa Santana

Consultora, Coach e Professora

Roberto (Beto) Carnevale

Psicóloga (PUC-SP) com Doutorado em Psicologia Social (USP) e Mestrado em Psicologia Social (LSE – University of London). É professora universitária na Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM) e na Fundação Getúlio Vargas (FGV). Tem 15 anos de experiência como executiva no mercado educacional e mais de 10 anos como coach e consultora. É membro ACC (Associate Certified Coach) da International Coaching Federation (ICF), tendo sido membro fundadora do Capítulo Regional da ICF em São Paulo. É Certificada pelo Hogan Assessment System e DISC. É sócia fundadora da Nile Consultoria em Desenvolvimento Organizacional, do CNV4coaches - programa de educação continuada para coaches credenciado pela ICF Global e do CNV4leaders, programa de desenvolvimento de líderes em organizações. É autora do livro “A Dinâmica da Aplicação do Termo Qualidade na Educação Superior Brasileira” entre outras publicações.

William Urizzi de Lima

Proprietário da Academia Dolphins Fitness e Aquática

William Urizzi de Lima

Professor de Educação Física e psicólogo; professor da Disciplina de Atividades Aquáticas da graduação e pós-graduação da FMU – Laureates - São Paulo; professor da disciplina de Atividades Aquáticas da pós-graduação da Universidade Estácio de Sá – Brasília, Campinas, Rio de Janeiro, Joinville, Recife, Porto Alegre e Salvador; técnico da Seleção Brasileira nos Jogos Pan-Americanos – Havana – Cuba - 1991 e Winnipeg – Canadá – 1999; técnico de vários clubes brasileiros, como Juventus, Pinheiros, Paulistano, Paineiras, Corinthians, São Caetano, São José (SP) e Vasco da Gama (RJ). Proprietário da WA Eventos e Promoções Esportivas, desde 2000; assessor pedagógico da Metodologia Gustavo Borges Formativa e Competitiva; membro fundador da Academia Brasileira de Natação Infantil (ABNI); comentarista esportivo da ESPN Brasil. Editor dos livros: Treinamento em Academias; Ensinando Natação; Natação e Liberdade e Pedagogia Universitária – série Atividades Aquáticas – volumes I,II,III e IV.

Claudia Mendonça de Barros

Criadora da Metodologia Movimento Mirim

Claudia Mendonça de Barros

Formada em Educação Física pela USP e pós graduada pela USP e pela UNIFESP. Durante 3 anos integrou o grupo de estudos de Educação Física Escolar da EEFUSP. Concluiu a formação LAV – Líder de Alto Valor da Metanoia/ Educação nos Negócios. Participou do curso de formação de líderes do GALLUP University.
Trabalhou 3 anos como técnica da equipe de nado sincronizado do Clube Paineiras do Morumby. Foi professora e coordenadora do departamento aquático da Academia Competition durante 10 anos. Entre 2004 e 2014 foi gerente do departamento infantil da Academia Companhia Athletica. Em 2013 criou a Movimento Mirim, uma metodologia de ensino que propõe uma nova abordagem em atividade física infantil.

Roberto (Beto) Carnevale

Preparador Físico

Roberto (Beto) Carnevale

Graduado e Mestre em Educação Física pela Universidade de São Paulo. Especialista em Fisiologia do Exercício pela Universidade Federal de São Paulo – UNIFESP. Curso de Formacion General En Ciencias Aplicadas al deporte para entrenadores pelo Instituto Nacional D'Educacion Fisica de Cataluna, INEFC*, Barcelona, Espanha. Atua como preparador físico para atletas, personal trainer e treinador em corridas.

Palestras


  • Papel do Gestor - Postura do Gestor
    Tema 1 - Manhã

    ANDREA CENEVIVA
  • Papel do gestor - Responsabilidade do gestor
    Tema 1 - Tarde

    ANDREA CENEVIVA
  • Conheça seu público - Melhore sua gestão com a criação de novos serviços
    Tema 2 - Manhã

    PROF. REGINALDO TEIXEIRA ROSA
  • Conheça seu público - As gerações X, Y, Z e babyboomers: Quem são, quais suas necessidades e a construção de projetos focados em cada público
    Tema 2 - Tarde

    PROFª. FLÁVIA FEITOSA
  • Natação Formativa e iniciação competitiva - Aspectos profissionais, pedágógicos, sobrevivência aquática e organizacional
    Tema 3

    PROF. WILLIAM URIZZI
  • Escola de esportes - Desenvolvimento infantil
    Tema 4

    CLAUDIA MENDONÇA DE BARROS
  • Preparação física na formação de 11 a 17 anos
    Tema 5

    BETO CARNEVALE

Inscrição

ATENÇÃO: VAGAS LIMITADAS!
Inscreva-se o quanto antes.


As inscrições terão início em 24/6 e cada participante deverá escolher os temas, por ordem de preferência (opção 1 e opção 2), pois as vagas serão preenchidas por ordem de chegada das inscrições.

As inscrições vão até 2 de setembro, mas se as vagas forem preenchidas antes, as inscrições serão encerradas antes dessa data. Por isso, inscreva-se o quanto antes.

Sobre as inscrições nos temas:

O participante que escolher o tema 1 participará das atividades desse tema na parte da manhã e da tarde, o mesmo acontecendo para o tema 2, com direito a almoço.

Já a opção para os temas 3 ou 4 é só para a parte da manhã, e o tema 5 só para a parte da tarde, sem direito a almoço.

Porém, quem quiser poderá se inscrever em um dos temas da manhã e outro da parte da tarde, e nesse caso, terá direito a almoço.

A Universidade SINDI-CLUBE criou condições especiais para que os clubes possam inscrever mais de uma pessoa no Seminário, de forma a ter pelo menos um funcionário participando de cada tema. Assim, aproveite e inscreva-se logo.

Inscrições para clubes filiados ao SINDI-CLUBE ou para clubes fora do Estado de São Paulo filiados à FENACLUBES/CBC:

Os clubes do Estado de São Paulo que estiverem com suas contribuições em dia com o SINDI-CLUBE, ou os clubes fora do Estado de São Paulo filiados à FENACLUBES/CBC, têm valor diferenciado na inscrição do Seminário de Esportes 2015! Confira!

Tema 1 ou Tema 2

• De 24/6 a 21/7 - R$ 65,00 por participante

• De 22/7 a 16/8 - R$ 75,00 por participante

• De 17/8 a 2/9 - R$ 85,00 por participante

Tema 3, 4 ou 5

• De 24/6 a 21/7 - R$ 45,00 por participante

• De 22/7 a 16/8 - R$ 55,00 por participante

• De 17/8 a 2/9 - R$ 65,00 por participante

Atenção: quem se inscrever no tema 3 ou 4, na parte da manhã, e no tema 5, na parte da tarde, paga menos!

• De 24/6 a 21/7 - R$ 65,00 por participante

• De 22/7 a 16/8 - R$ 75,00 por participante

• De 17/8 a 2/9 - R$ 85,00 por participante

Promoção

Aproveite o desconto para grupos do mesmo clube:

25% de desconto na inscrição para grupos de 4 participantes

20% de desconto na inscrição para grupos de 3 participantes

15% de desconto na inscrição para grupos de 2 participantes

Lembramos que as vagas são limitadas. Por isso, não deixe para fazer sua inscrição de última hora: além de pagar mais, pode não encontrar vaga.

Inscrições para clubes não filiados ao SINDI-CLUBE (no Estado de São Paulo), nem à FENACLUBES/CBC (fora do Estado de São Paulo):

Tema 1 ou Tema 2

• De 24/6 a 21/7 - R$ 150,00 por participante

• De 22/7 a 16/8 - R$ 180,00 por participante

• De 17/8 a 2/9 - R$ 210,00 por participante

Tema 3, 4 ou 5

• De 24/6 a 21/7 - R$ 90,00 por participante

• De 22/7 a 16/8 - R$ 110,00 por participante

• De 17/8 a 2/9 - R$ 135,00 por participante

Atenção: quem se inscrever no tema 3 ou 4, na parte da manhã, e no tema 5, na parte da tarde, paga menos!

• De 24/6 a 21/7 - R$ 160,00 por participante

• De 22/7 a 16/8 - R$ 190,00 por participante

• De 17/8 a 2/9 - R$ 240,00 por participante

Promoção

Aproveite o desconto para grupos do mesmo clube:

15% de desconto na inscrição para grupos de 4 participantes

10% de desconto na inscrição para grupos de 3 participantes

5% de desconto na inscrição para grupos de 2 participantes

INSCREVA-SE AGORA!

Localização


Instituto Mauá de Tecnologia
Praça Mauá, nº1, Bairro Mauá
São Caetano do Sul

Fale Conosco


Para mais informações, basta ligar para:
(11) 5054-5464 / 2218-0005 / 2218-0422
ou pelo e-mail: seminariodeesportes2016@gova.com.br

Confira como foi a repercussão do Seminário de Esportes 2015

• Clique Aqui

Seminário de Esportes estimula e atualiza profissionais de clubes

O Seminário de Esportes 2015 confirmou durante a realização do evento, em 5 de outubro, o sucesso obtido antecipadamente com o número recorde de interessados. Os 145 profissionais inscritos, vindos de clubes da capital, interior, litoral e também de cidades gaúchas e do Distrito Federal, participaram ativamente das atividades, demonstrando grande interesse pelo encontro realizado pela Universidade Sindi-Clube.

O evento foi aberto pelo presidente do Sindi-Clube, Cezar Roberto Leão Granieri, Betinho, e pelo reitor do Instituto Mauá de Tecnologia (IMT), José Carlos de Souza Júnior, entidade que ofereceu seu Centro de Esportes e Atividades Físicas para a montagem do Seminário. Na saudação que fez aos participantes, Betinho agradeceu a Souza Júnior a hospitalidade do IMT.

O conteúdo foi desenvolvido com seis temas, durante todo o dia, com palestras, oficinas e workshops.

Profissionais entusiasmados

Para acompanhar as atividades, os gestores de clubes se dividiram pelas salas de aula e o ginásio do Centro de Esportes do IMT, onde acompanharam palestras e aulas práticas. No fim do dia, a sensação dos participantes era de ter tido contato com um importante aprendizado prático, que ofereceu conhecimento atualizado para ser aplicado nos clubes. Acompanhe alguns depoimentos.

Marcos Roberto Bock
Marcos Roberto Bock, Sociedade de Ginástica de Novo Hamburgo (RS)

“O conhecimento que adquirimos e o material que recebemos são para aplicação imediata. Nós aprendemos, trocamos informações, inclusive com o professor que ministrou o curso, e tudo pode ser colocado em prática. A interação é um ponto muito importante do Seminário. Os participantes são de locais diferentes, mas as ideias boas podem ser aplicadas em todos os clubes. Estive aqui no ano passado e fiz questão de retornar. O Sindi-Clube nos dá essa oportunidade de aprender”.

Luciano Pinto de Godoy
Luciano Pinto de Godoy, Associação Atlética Ararense, de Araras (SP)

“A troca de informações que fazemos aqui valoriza cada vez mais o nosso trabalho e nos permite levar novas experiências para os associados dos nossos clubes. A aplicação dos ensinamentos começará a partir da semana que vem, principalmente com a reorganização da estrutura, tanto pedagógica quanto metodológica. O Seminário de Esportes foi excelente, eu não conhecia, É uma novidade boa, que aconteça sempre”.

Luciana Miotto de Oliveira
Luciana Miotto de Oliveira, Grêmio Náutico União, de Porto Alegre (RS)

“Esse seminário é fundamental, não só para atualização, como também para o networking e novas informações. É fundamental o contato com profissionais da área. Estamos todos passando pelo mesmo processo de descobertas e o que um já conheceu pode repassar essa informação, e ajudar na adaptação ao sistema esportivo do outro. Eu aplico as leis de incentivo para projetos no clube, tive no Seminário uma boa atualização, com novas informações. Participo dos cursos ministrados online pela Universidade e voltarei a estar no Seminário”.

Ricardo Gochomoto
Ricardo Gochomoto, Associação Atlética Banco do Brasil de São Paulo

“Conheci coisas que eu ainda não tinha contato. O Seminário é de suma importância porque tem informações que não vemos na faculdade. Então, quando participamos de um evento como esse, agregamos muito conteúdo. Eu tenho contato com musculação e alongamento para a terceira idade. Saio daqui muito esperançoso para colocar em prática coisas novas para eles. É a primeira vez que participo e certamente virei no próximo. Sou coordenador de esportes e dono de academia, trarei outras pessoas para participar”.

Programação

Programacao 2015

Confira como foi a repercussão do Seminário de Esportes 2014

• Clique Aqui

Seminário de Esportes tem crescimento significativo e entusiasma participantes

A segunda edição do Seminário de Esportes superou as expectativas e obteve grande sucesso, com participação entusiasmada de gestores de clubes e crescimento significativo, em relação ao evento de 2013.

Em 2013, estiveram presentes profissionais de 23 clubes, enquanto que, em 2014, esse número passou para 32. No número de inscritos, a expansão foi de 39%. Dos 58 registrados em 2013, o Seminário passou para 84 participantes, entre dirigentes, gerentes, coordenadores, professores e instrutores de esportes de clubes.

O evento foi realizado na sede do Sindi-Clube e também no Clube Esportivo Helvetia, onde foram aplicadas atividades práticas.

Entre os temas do Seminário, mereceu destaque a apresentação da pesquisa com gerentes esportivos de clubes, que permitiu identificar competências próprias dessa função. Os resultados do estudo estão disponíveis para consulta de gestores de clubes associados ao Sindi-Clube.

O Seminário também tratou de gestão estratégica em áreas de esporte e contou com workshop sobre implantação e desenvolvimento de modalidades esportivas, com aulas práticas.

As fotos das atividades do Seminário de Esportes podem ser vistas no Facebook do Sindi-Clube.

Gestores aprovaram Seminário de Esportes de 2014

Seminário de Esportes recebeu profissionais de clubes da capital e também vindos do interior de São Paulo e do Rio Grande do Sul

Conheça a opinião de alguns deles:

Isla Marcia
Isla Márcia Krüger

Isla Márcia Krüger, gerente de Esportes da Sociedade Ginástica de Novo Hamburgo (RS): “É a primeira vez que participo do Seminário. Achei muito bom, atendeu as minhas expectativas. Tenho a experiência de um clube diferente dos de São Paulo, porque Novo Hamburgo é uma cidade menor. Gostei dos temas expostos e a parte funcional foi fantástica, percebemos que tem que haver mudanças no treinamento, principalmente no pré-aquecimento. Também adorei o tema sobre a diversidade de clientes nos clubes e como pensar em atender todos eles. Participarei do próximo Seminário e trarei meus profissionais. É importante a proposta do Sindi-Clube de oferecer novas informações por meio de expositores experientes, qualificados e renomados”, disse.

Kelly da Silva
Odair Santana

Odair Santana, diretor de Esportes do Centro Cultural Recreativo Cristóvão Colombo de Piracicaba (SP): “O Seminário foi muito bom. O mais interessante foi a troca de ideias. Você encontra pessoas com experiências diferentes, que trazem novidades, além do conhecimento proporcionado pelos palestrantes. O que é aprendido pode ser aplicado no clube, imediatamente. Pretendo participar de novo. O papel agregador do Sindi-Clube é muito importante, ao oferecer eventos como esse que fortalecem os clubes, além de torná-los mais eficientes”, disse.

Wesley
Wesley do Nascimento

Wesley do Nascimento, supervisor de Esportes do Clube Alto dos Pinheiros, de São Paulo (SP): “O Seminário é muito importante porque traz a experiência de outros clubes. A troca de informações possibilita resolver problemas do seu próprio clube. Na parte prática, foi muito interessante saber como programar uma atividade com pessoas com mais de 30 anos. Aprendi coisas que pretendo aplicar. A proposta do Sindi-Clube é válida por atender o que os profissionais desejam. Eu participei do Seminário anterior e pretendo vir no próximo”, disse.

Tatiane Vanessa
Tatiane Vanessa Oliveira Faria

Tatiane Vanessa Oliveira Faria, supervisora de Esportes do Alphaville Clube de Campinas (SP): “Gostei bastante do Seminário. Bem organizado. Os professores foram bem claros e demonstraram conhecimento. Trabalho com treinamento e gostei bastante da parte prática, sobre treinamento funcional. A troca de experiências com outros profissionais também acrescenta conhecimento. Participei pela primeira vez, achei o Seminário excelente, pretendo comparecer ao próximo”, disse.

João Fabiano
João Fabiano Salviato

João Fabiano Salviato, coordenador de Esportes da Associação Atlética Ararense, de Araras (SP): “Nós viemos da área técnica da educação física e, desde a graduação, sentimos carência de informações na parte de gestão. Esse seminário ofereceu várias ferramentas para melhorar isso. Pretendo aplicar o que aprendi e amanhã já vou começar a por em prática no clube. O Seminário também proporciona a troca de conhecimentos com profissionais de outros clubes, isso ajuda, pois o que deu certo em um clube pode servir em outros. Pretendo voltar no próximo Seminário”, disse.

Programação

Programacao 2014

Confira como foi a repercussão do Seminário de Esportes 2013

• Clique Aqui

Gestores aprovaram Seminário de Esportes de 2013

O conteúdo informativo da primeira edição do Seminário de Esportes, realizada em outubro de 2013, recebeu a aprovação dos participantes, que esgotaram as inscrições.

Conheça a opinião de alguns deles:

Kátia Ramos
Kátia: Informações Valiosas

Kátia Ramos Neves, professora de Educação Física no Clube Alto dos Pinheiros, gostou da palestra sobre o equilíbrio entre as áreas competitiva, formativa, recreativa e fitness dos clubes ministrada no evento: “A palestra foi uma referência para minha área, que ofereceu dicas para serem utilizadas no meu dia a dia. O Seminário foi muito bem organizado e me proporcionou o contato com profissionais da área, pude trocar informações valiosas. A organização do Sindi-Clube está de parabéns!”, afirmou.

Kelly da Silva
Kelly: Visão Inovadora

Kelly da Silva, gestora de esportes do Clube Atlético Ypiranga, acompanhou a palestra sobre estruturas funcionais e inovadoras nos esportes e também gostou: “Foi muito interessante a visão oferecida sobre como podem ser distribuídas as funções no departamento de esportes e a necessidade de sempre procurar inovar nos serviços oferecidos aos associados do clube”, disse.

Rodrigues
Rodrigues: Importância da Profissionalização

A fidelização e retenção de associados foram tratadas em outra palestra do Seminário. “Foram apresentados pontos importantes e ideias que podemos colocar em prática no nosso clube. O Seminário de Esportes mostrou a preocupação do Sindi-Clube com a profissionalização da gestão e nos ofereceu um aprendizado fantástico”, disse.


O primeiro Seminário de Esportes foi montado a partir de ideias apresentadas nos encontros mensais de gestores realizados pela Universidade Sindi-Clube.

Com o sucesso alcançado, o Seminário foi incluído na agenda de eventos regulares do Sindi-Clube, para que seja realizado anualmente.

Seminario 2013
Seminario 2013
Seminario 2013
Seminario 2013

Programação

Programacao 2013

Realização:

Parceria:

Apoio: