Oficina: Técnicas em artes visuais associadas a um tema lúdico

Resumo:

Em uma brinquedoteca ou espaço lúdico é importante saber organizar as atividades e tudo o que envolve sua operacionalização com as crianças, incluindo os materiais e seus cuidados. Desta forma, o brinquedista poderá gerenciar o tempo das atividades de forma saudável e atraente ao seu público, tornando seu projeto prazeroso e promovendo aprendizagem e lazer.

Objetivo:

A partir de um tema proposto para o desenvolvimento de um projeto lúdico, mostrar aos brinquedistas como montar um "Mind-Map", um plano de trabalho convidativo e diversificado, envolvendo três possibilidades de oficinas em artes visuais, utilizando argila, atadura gessada e caixa com areia.

A quem se destina:

Brinquedistas e recreacionistas que atuam com crianças em brinquedotecas e/ou espaços lúdicos.

Carga Horária:

4 horas

Conteúdo:

Mind map (mapa de trabalho)

Técnicas:

a) Argila: confecção de utilitários, caricatura de personagens em forma circular e pintura com argila líquida colorida.

b) Atadura Gessada: utilização de atadura gessada para a confecção de quadros divertidos em papelão e modelagem e pintura da mão.

c) Caixa Mágica de Areia: utilização de uma caixa de sapato com tampa e recortes/sucatas para montagem de uma história.

Mini-Currículo:

Silvia Queiroz - Formada em Artes Plásticas pela FAAP e Pós Graduada em Arte terapia pela Universidade São Judas Tadeu. Graduada pela Faculdade São José / SP no curso de Licenciatura em Artes para bacharéis. Formação em "Introdução à Clínica Junguiana, do psicodiagnóstico à Intervenção Clínica", no Instituto Sedes Sapientiae.  Estudos em Playworker pela Rede Brincar. Possui conhecimento na linguagem de Brinquedoteca e Arte-Educação, reunindo as artes-plásticas, dramatização e musicalidade. Participou de diversos cursos, entre eles: formação pelo Instituto Luis Louis em Mímica Contemporânea, formação em clown com os Drs da Alegria com o tema Palhaços Curiosos, Imaginação profunda no Studio Beto Silveira. Estudiosa da obra literária do escritor Monteiro Lobato. Ministra cursos e palestras de temas diversos. É membro do Conselho da Associação Brasileira de Brinquedotecas.

Guia de aplicação de marca: download

Logotipos: download

SindiClubes