A construção do plano financeiro e o controle orçamentário em clubes

Resumo:

Uma gestão financeira eficaz tornou-se atualmente um fator crítico de sucesso. Este curso é dirigido a quem deseja ter uma dimensão de como gerenciar financeiramente um clube. Nele, o participante vai conhecer o dia a dia de um planejamento financeiro, além de verificar a importância do Orçamento como instrumento de gestão estratégica do clube.

Ao final do curso, os alunos deverão ser capazes de definir e explicar as principais vantagens, descrever os principais passos de elaboração do orçamento, e avaliar o desempenho financeiro das operações dos clubes.

Objetivo:

Proporcionar aos profissionais de administração de clubes uma visão sintética de planejamento e controle orçamentário, além de sua aplicabilidade no dia a dia dos clubes e suas unidades.

A quem se destina:

Dirigentes e profissionais de clubes, empresários, consultores, acadêmicos, administradores e técnicos de centros esportivos públicos e privados, de academias e de escolas de esportes.

Carga Horária:

8 horas

Conteúdo:

• Conceitos
  •  Aplicabilidades aos clubes
  •  Orçamento: definição e modelos
  •  Controle orçamentário: forma de execução
  •  Medidas de desempenho e avaliação.

Mini-Currículo:

Gilson Calais - Administrador de empresas formado pela Fundação Getúlio Vargas, com especialização em Administração Esportiva pela FGV, em controladoria pela Faculdade Trevisan e em gestão de processos e serviços pela Fundação Vanzolini. Já atuou como analista de investimentos em instituições financeiras e como analista de projetos no Centro Tecnológico da Marinha. No segmento desportivo, desenvolveu projetos relacionados à gestão de clubes e complexos esportivos. Desde 2002 atua como professor da área financeira da Universidade Sindi-Clube e como consultor de gestão estratégica da RL Soluções.