Leis de Incentivo e Convênios (CBC): como apresentar um projeto esportivo

Resumo:

As leis de incentivo e convênios (CBC) ao esporte surgem como novas oportunidades para captação de recursos visando o desenvolvimento e/ou incremento das atividades esportivas, seja no âmbito educacional, participativo ou de rendimento.

A experiência de atuação do consultor Ricardo Paolucci neste mercado tem mostrado que o melhor caminho para sua efetiva utilização é na direção da profissionalização da gestão dos projetos desportivos.

Nesse contexto, este curso oferece a realização de um treinamento específico, apresentando todos os passos e documentos necessários para apresentação de um projeto, visando sua aprovação, execução, controle e prestação de contas.

Objetivo:

Consolidar os procedimentos e técnicas para utilização de recursos da Lei de Incentivo ao Esporte e Convênios (CBC), detalhando todas as fases do processo e os documentos necessários para apresentação do projeto.

Carga Horária:

8 horas

Conteúdo:

*Principais diferenças entre a Lei de Incentivo e Convênios (CBC)

*Histórico da Legislação

*Pré-requisitos ao Proponente e Tipos de Projetos

*Composição do Projeto: Preenchimento dos Formulários

*Documentação: Certidões, Comprovantes e Anexos

*Tramitação do Projeto e Planilhas de Controle

*Navegação: sites do ME, SELJ e CBC

*Apresentação de “Cases”

Mini-Currículo:

Prof. Me. Ricardo Paolucci - Profissional de Educação Física, bacharel em Administração de Empresas e Negócios, pós-graduado em Administração e Marketing Esportivo e Mestre em Administração. Há 20 anos atua no segmento esportivo, sendo premiado como “Gestor Esportivo de 2009” pela CBC – Confederação Brasileira de Clubes. Atualmente é Gestor de Projetos e Recursos Incentivados do Esporte Clube Pinheiros, Consultor da Incentive Projetos Consultoria & Treinamento, Universidade Sindi-Clube, RL Soluções e Palestrante em cursos, congressos e seminários pelo país abordando os temas de Gestão Esportiva e Projetos Incentivados. Possui mais de 50 projetos aprovados (R$ 150 milhões em recursos a captar). Entre as principais apresentações, destacam-se:  Comitê Olímpico Brasileiro (COB), Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB), Confederação Brasileira de Voleibol (CBV), Confederação Brasileira de Vela (CBVela), Confederação Brasileira de Tiro com Arco (CBTarco), Fundação Getúlio Vargas (FGV/RJ), Universidade de Brasília (UnB/DF), Faculdades Metropolitanas Unidas (FMU/SP), SESI, SESC, CREF/SP, entre outras.

nformações