Notícias

Programa Touché comemora um ano e leva alunos a campeonatos oficiais de esgrima

20/09/2018

O Programa Touché Escola Pública de Esgrima comemorou hoje (20) um ano de atividades, em cerimônia realizada no Centro Educacional e Esportivo Edson Arantes do Nascimento, o Pelezão, localizado na Lapa, onde estudantes de 9 a 14 anos da rede pública de ensino recebem aulas gratuitas de esgrima, ministradas por professores especializados na modalidade. Estiveram presentes o secretário municipal de Esportes, João Farias, o presidente do Sindi Clube e do Paulistano, Paulo Movizzo, o presidente do Esporte Clube Pinheiros, Roberto Cappellano, e o diretor de Esportes do Pinheiros, Arnaldo Pereira.

O Programa é coordenado pelo Sindi Clube, por meio de convênio da Secretaria Municipal de Esportes de São Paulo com o Paulistano, Pinheiros e Clube Hebraica. No evento foram homenageados os professores Bernardo Schwuchow e Rita de Cássia Bourroul pela dedicação de ambos às aulas destinadas a formação de futuros talentos do Touché.

Desde que o Programa foi instituído em setembro do ano passado, as crianças descobriram uma nova modalidade esportiva e já tomaram parte de três etapas do campeonato estadual paulista – uma em 2017 e outras duas neste ano. Agora irão participar de mais uma fase do estadual, em 6 de outubro, no Pinheiros, e da última etapa do circuito brasileiro infantil de esgrima deste ano, representada no Torneio Internacional Mário Queirós, que será disputada de 19 a 21 de outubro, no Barroca Tênis Clube, em Belo Horizonte. Participam esgrimistas de 8 a 15 anos.

Para essas duas próximas competições, serão selecionados 12 alunos para compor a equipe do Touché, entre os que já estiveram em etapas dos torneios oficiais já disputados pelo time do Programa.

Schwuchow, um dos instrutores do Touchè, comemora o avanço técnico conseguido pelos alunos que tiveram o primeiro contato com a esgrima há apenas um ano.

“Os alunos conquistaram a vaga para jogar no campeonato brasileiro porque tiveram boas participações nos campeonatos estaduais. O torneio de Belo Horizonte é o maior evento de esgrima para crianças. Estão todos motivados no Pelezão, o interesse nos treinamentos é total e a expectativa é muito alta. É estímulo novo, vai ser muito importante para eles conhecerem um local de disputa fora de São Paulo, com nível técnico mais alto”, diz Schwuchow.

O instrutor projeta para o próximo ano levar a equipe do Touché para todas as etapas do campeonato estadual e também ampliar a participação nas provas do circuito nacional.

“Nos sentimos gratificados por proporcionar a essas crianças os benefícios que só o esporte é capaz de oferecer: a descoberta de uma modalidade como a esgrima e o prazer de competir. Essas participações são importantes para o surgimento de novos talentos entre jovens que, há um ano, nem sonhavam estar em campeonatos oficiais, como ocorre agora”, diz o presidente do Sindi Clube, Paulo Movizzo.

O Programa Touché atende 45 estudantes da rede pública. Paulistano e Pinheiros fornecem, além dos equipamentos, instrutores que ministram as aulas da modalidade.

TODAS AS NOTÍCIAS