Loading

Confira todas as notícias

Atenção: não há feriado no Carnaval

 

A Consultoria Sindi-Clube tem recebido de gestores de clubes a dúvida sobre a existência de feriado no Carnaval, dúvida que persiste em todos os anos. A resposta é que não há.

 

A menos que haja uma lei municipal que determine, nenhum dia do período de Carnaval é considerado como feriado. São todos dias úteis, normais, e assim os funcionários devem ser remunerados pelo trabalho nesses dias. É importante não confundir feriado com ponto facultativo, que é aplicável apenas nas repartições públicas.

 

Veja abaixo o parecer da Consultoria Sindi-Clube sobre a questão:

 

Não há lei que considere o carnaval feriado nacional.

 

De acordo com a Lei nº 9.093/95 combinada com a Lei nº 9.335/96, a qual acrescentou o inciso III ao art.1º da Lei nº 9.093/95, são considerados:

 

I – feriados civis: a) os declarados em Lei Federal; b) a data Magna do Estado, fixada em Lei Estadual; c) os dias do início e do término do ano do centenário de fundação do Município, fixados em Lei Municipal;

 

II – feriados religiosos: os dias de guarda, declarados em Lei Municipal, de acordo com a tradição local e em número não superior a quatro, neste incluída a sexta-feira da Paixão.  

 

Portanto, inexiste legislação federal considerando qualquer dia de carnaval como feriado. No entanto, convencionou-se designar como “pontos facultativos” os dias de descanso/comemorativos no âmbito dos órgãos da administração pública direta, autarquias e fundacional, os quais não se estendem às empresas da iniciativa privada, declarado em legislação especial.  

 

As empresas podem: a) exigir que seu empregado trabalhe normalmente; b) dispensar seu empregado do trabalho, sem prejuízo da remuneração correspondente; c) combinar com seu empregado para compensar esse dia que ele deixou de trabalhar; d) compensar as horas de trabalho, estendendo o horário diário, desde que não ultrapasse o limite máximo diário estabelecido por lei, observado o acordo coletivo da categoria; e) compensação dessas horas mediante acordo coletivo de banco de horas.   

Voltar

Guia de aplicação de marca: download

Logotipos: download

SindiClubes

© Sindi Clubes - Todos os Direitos Reservados