Loading

Confira todas as notícias

Gestores de esportes esclarecem dúvidas sobre o PAR-Q

 

Gestores de esportes estiveram reunidos hoje (21) no Sindi Clube para participar de uma exposição que explicou a adoção pelos clubes do questionário Prontidão para Atividade Física (PAR-Q, na sigla em inglês), que substitui a exigência de atestado médico para a prática de atividades físicas pelos associados.

O palestrante foi o consultor jurídico do Sindi Clube, Valter Piccino. Ele explicou que o novo método de avaliação médica foi instituído pela Lei estadual 16.724, de 22 de maio de 2018, que alterou a Lei nº 10.048, de julho de 2001. Piccino respondeu a todas as dúvidas dos educadores físicas, que receberam material impresso com o modelo do PAR-Q, que deve ser aplicado quando da renovação dos exames médicos e laudos vigentes. Para acessar o formulário clique aqui.

O PAR-Q extingue a obrigatoriedade de atestado médico por profissional credenciado e impõe o preenchimento pelo associado de um formulário com sete perguntas para que a prática de atividades físicas seja realizada. Se o praticante responder positivamente a alguma questão, é recomendado que ele converse com o médico antes de programar a atividade.

Piccino ressaltou que essa forma de autoavaliação facilita a vida do associado. “O PAR-Q é um método reconhecido internacionalmente que remove obstáculos e estimula a atividade física e, com isso, aumenta o número de praticantes”, diz o consultor.

João Fabiano Salviato, coordenador de esportes da Associação Atlética Ararense acompanhou a palestra e aprovou a introdução do PAR-Q. “É uma mudança positiva, que facilita o nosso trabalho. Já estamos aplicando o novo sistema. As dúvidas que eu ainda tinha foram muito bem esclarecidas”, disse.

A supervisora de esportes da Associação Desportiva Classista Mercedes-Benz, Priscila Fernanda de Almeida, também destacou a desburocratização para o acesso às atividades físicas no clube. “O PAR-Q traz as informações do associado para que o profissional de educação física possa liberá-lo para as atividades adequadas. A palestra esclareceu todos os pontos dessa novidade”, afirmou.

Voltar

Guia de aplicação de marca: download

Logotipos: download

SindiClubes

© Sindi Clubes - Todos os Direitos Reservados