Modalidades Esportivas Olímpicas

Modalidades Olímpicas

Cursos para jornalistas e estudantes de jornalismo

Informações:

Os cursos para jornalistas sobre as modalidades olímpicas surgiram de uma parceria entre a Universidade Sindi-Clube com a ACEESP - Associação dos Cronistas Esportivas do Estado de São Paulo para atender uma necessidade do setor de imprensa em decorrência dos Jogos Rio 2016.

Conteúdo:

Cada curso/palestra fará uma abordagem geral, com breve histórico da modalidade, técnicas e regras (arbitragem).

Inscrições:

Os interessados deverão encaminhar um e-mail para contato@sindiclubesp.com.br com as seguintes informações: nome completo, empresa, e-mail, telefone e, caso tenha interesse em receber a Revista dos Clubes, endereço completo, além de nome do(s) curso(s) de interesse.

Investimentos:

Os cursos são gratuitos para jornalistas e estudantes de jornalismo.

Cronograma de Cursos

Março
01 9h às13h Badminton

Manoel Eduardo Galves Gori - Presidente da Federação de Badminton do Estado de São Paulo – FEBASP. Conheceu o esporte e começou a jogar em 1990 na USP. Chegou a 7º RK  nacional. É presidente da FEBASP desde 2007.

02 9h às13h Tiro com Arco
Marcelo Antonio Donizetti Pereira – Presidente da Federação Paulista de Arco e Flecha. Arquiteto, atleta federado desde 2007.
João Frederico Pereira Paredes - Diretor da Federação Paulista de Arco e Flecha. Engenheiro de Produção, atleta federado desde 2006.

03 9h às 13h Ginástica de Trampolim e Ginástica Artística Feminina

Paulo Carrara - Árbitro Internacional de Ginástica de Trampolim.
Yumi Sawasato - Diretora  do Comitê de Ginástica Artistica Feminina da FPG. Árbitra Internacional de Ginástica Artística Feminina pela Federação Internacional de Ginástica, convocada para arbitrar as Olimpiadas 2016. Em 2008, participou de sua terceira Olimpíada e recebeu o prêmio de melhor árbitra do mundo, concedido pela FIG.

08 9h às 13h Remo

Rodrigo Rojas – Vice-presidente da FPR (Federação Paulista de Remo) e diretor de Esportes Olímpicos e Paralímpicos do Esporte Clube Pinheiros.

Acácio Lemos - Diretor Técnico da FPR e presidente do Clube de Regatas Bandeirante.

José Paulo Sabadini de Lima - Coordenador técnico da Seleção Paralímpica Brasileira na campanha de Londres e técnico do Esporte Clube Pinheiros.

09 9h às 12h Hóquei sobre Grama

Anderson Michel Correia Alício – Diretor-Secretário da FHESP (Federação de Hóquei Sobre Grama e Indoor do Estado de São Paulo) e atleta com passagem pela Seleção Brasileira em 2015.

15 9h às 13h Taekwondo

Carlos Negrão - Supervisor da Equipe Olímpica Brasileira de Taekwondo

16 9h às 12h Palestra: Visão global sobre os Jogos Olímpicos e Paraolímpicos Rio 2016

Mario Andrada e Silva - Diretor Executivo de Comunicações para os Jogos Olímpicos e Paraolímpicos, Rio 2016.

Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos e Paraolímpicos, Rio2016.

17 9h às 13h Levantamento de Peso

Horácio Soares Reis - ex-atleta e presidente da Federação Paulista de Levantamento de Peso

22 9h às 13h Nado Sincronizado, Saltos Ornamentais e Polo Aquático

Ana Paula Oliveira - Supervisora de Nado Sincronizado e Saltos Ornamentais da Federação Aquática Paulista
Erik Seegerer - Ex atleta e Supervisor de Polo Aquático da Federação Aquática Paulista

23 9h às 13h Natação e Maratonas Aquáticas

Roberto Callero – Supervisor de Natação da Federação Aquática Paulista
Mauricio de Oliveira - Supervisor Maratonas Aquáticas da Federação Aquática Paulista

29 9h às 13h Wrestling (Luta Olímpica)

João Roberto Trindade – Ex-presidente Fepalo (Federação Paulista de Luta Olímpica), colaborador da CBW (Confederação Brasileira de Wrestling) e treinador de Wrestling.

Vinicius Rogério Trindade  - Árbitro Internacional pela UWW (antiga FILA- Federação Internacional de Lutas Associadas).

30 9h às 13h Basquetebol

Frederico Batalha - assessor de imprensa da Federação Paulista de Basketball

Abril
05 9h às 13h Atletismo

José Arthur Fernandes Barros – Superintendente Técnico da Federação Paulista de Atletismo
Carlos Félix- Assessor Técnico da Federação Paulista de Atletismo
Lázaro Félix – Assessor Técnico da  Federação Paulista de Atletismo

06 9h às 13h Atletismo

Carlos Félix- Assessor Técnico da Federação Paulista de Atletismo
Lázaro Félix – Assessor Técnico da  Federação Paulista de Atletismo

07 9h às 13h Pentatlo Moderno

Evandro Rodrigues - Ex-atleta, representou o Estado de São Paulo de 2001 a 2011. Coordenador Técnico da Confederação Brasileira de Pentatlo Moderno,no Estado de São Paulo.

13 9h às 13h Esgrima

Luiz Ribeiro dos Santos - Analista de Desempenho da Confederação Brasileira de Esgrima. Técnico de Esgrima da Sala São Jorge de Esgrima e do
Tenis Clube Paulista. Ex-atleta da Equipe Brasileira de Esgrima.

14 9h às 13h Handebol

Prof. Washington Nunes da Silva Júnior - Auxiliar Técnico  da Seleção Olímpica Adulto Masculina de Handebol e Técnico de Alto Rendimento da equipe de São Caetano Adulto Masculino.

19 9h às 12h Triathlon

Jorge Ayoub - Diretor Presidente da Federação Paulista de Triathlon
Prof. Gustavo Neres - Diretor de Operações Técnicas da Federação Paulista de Triathlon
Rychard Hryniewicz - Vice Presidente da Federação Paulista de Triathlon e atual Coordenador do Triathlon Rio 2016
Frederico Paukoski Wilche - Diretor de Relações Institucionais da da Federação Paulista de Triathlon

26 9h às 13h Golfe

Antonio Carlos Padula- presidente da Federação Paulista de Golfe

28 9h às 13h Judô

Everton Monteiro - judoca, faixa preta e árbitro. Assessor de imprensa da Federação Paulista de Judô e editor do Blog boletim OSOTOGARI e da revista Spirit of JUDO.

Maio
11 9h às 13h Tênis de Mesa

Alaor Gaspar Pinto Azevedo - Médico Alergista, Presidente da CBTM desde 1986 – Confederação Brasileira de Tênis de Mesa e Membro do Board Of Directors da ITTF  ( International Table Tennis Federation )

Lincon Koo Tomita Yasuda - EX- técnico da seleção brasileira feminina, Coordenador técnico das seleções brasileiras e Chefe de equipe do tênis de mesa nos Jogos Olímpicos Rio 2016.

Ligia Silva, atleta olímpica edições 2000, 2004 e 2012,  três Pan-Americanos (1999 e 2011, 2015) e 12 Mundiais.

Junho
01 9h às 13h Vela

John Stuart Bennett – Vice-presidente da Confederação Brasileira de vela e presidente da Federação Paulista de Vela.

02 9h às 13h Tênis

Ricardo Reis - Referee  e Chefe de Juízes Certificado pela ATP/ITF/WTA. Coordenador dos Departamentos de Arbitragem da CBT e FPT. Representante de Arbitragem da ITF para América do Sul.

08 9h às 13h Tiro Esportivo

Ricardo da Cunha Brenck - Vice Presidente e Diretor Técnico da CBTE – Confederação Brasileira de Tiro Esportivo e dirigente do Tiro Esportivo nos Jogos Olímpicos Rio 2016

09 9h às 13h Ciclismo

Paulo Peres - ex atleta, ex Técnico da Seleção Brasileira e Diretor de BMX da Federação Paulista de Ciclismo.

21 9h às 13h Rugby

Bernardo Duarte - Diretor de Torneios da CBRu

22 9h às 13h Vôlei

Ricardo Trade – Diretor Executivo da Confederação Brasileira de Vôlei

Roberto Falcão – Gerente de Comunicação da Confederação Brasileira de Vôlei

Julho
12 9h às 13h Canoagem

Iran Schleder Jr - Coordenador de Comunicação da Confederação Brasileira de Canoagem desde 2005 e presente neste período nos principais eventos das modalidades olímpicas e/ou paralímpicas. Experiência na cobertura dos Campeonatos Mundiais, Jogos Pan-americanos, Jogos Olímpicos, entre outros de grande importância no calendário internacional. Durante a palestra irá abordar histórias, regras e informações acerca da Canoagem Velocidade e Canoagem Slalom.

Leonardo Maiola - Supervisor do Comitê de Paracanoagem da Confederação Brasileira de Canoagem desde 2011 e membro do Comitê de Paracanoagem da Confederação Pan-americana de Canoagem. Em sua palestra irá falar sobre a modalidade e sua estreia oficial nos Jogos Paralímpicos Rio 2016.

realizacao