Loading

Programa Cultural Sindi Clubes

Intercâmbio permanente entre os clubes

Na área da Cultura, temos a forte missão de criar e circular movimentos artísticos e culturais nos clubes paulistas. Sabemos da potente produção existente nos diversos segmentos e nos unimos ao propósito de levar a mais e mais comunidades este rico conteúdo.

O Programa Cultural Sindi Clubes, criado em 2001, foi bem acolhido pelos clubes, a partir de sua primeira ação, o Circuito Sindi Clubes de Corais, que promove a participação de centenas de associados atraídos pela música de qualidade.

Também com o formato de circuito para intercambiar as atividades desenvolvidas em cada clube, foi criado, em 2006, o Dia da Dança Sindi Clubes, que é uma marca de sucesso, com a participação predominante de jovens.

O Programa Literatura nos Clubes Paulistas teve início com o convênio entre o Sindi Clubes e a Academia Paulista de Letras (APL), que realizou cinco edições de seu concurso de textos no estado de São Paulo e foi ampliado para Prêmio Nacional de Literatura dos Clubes, hoje na 7ª edição, contemplando a aliança com a FENACLUBES. As premiações nas modalidades poesia, crônica e conto, criou motivação para outras ações literárias, entre elas os Clubes de Leitura SC e os Encontros com Escritores, que contam com a parceria de diversas Editoras.

Antologias com os textos vencedores das seis primeiras edições resultaram na publicação dos livros “Literatura nos Clubes Paulistas” – Volumes 1 e 2, em versões de papel e e-book, ação que prestigia os escritores dos clubes.

Com três edições, duas delas no formato online por atravessar a pandemia, realizamos o Festival Cenas Curtas de Teatro, agregando grupos de diversos clubes paulistas, em performances divertidas ou dramáticas, sempre com muita criatividade.

Novas programações estão circulando, com implementação do Clubinho de Leitores Infantis Sindi Clubes, Clube de Pintura Start WaterColor/Sindi Clubes, Palestras Longevidade Expo Forum, Oficinas Meio Ambiente, Jornada do Vinho Sindi Clubes, Itinerância Cultural SC, e a incrível realização, em maio de 2022, do 1º Festival de Música Popular Brasileira FESTCLUBESP, um grande sucesso que teve a sua 2ª edição em 2023 e está com preparativos em andamento para 2024.

O Sindi Clubes, com seu Programa Cultural, incentiva a criação e dinamização de bibliotecas, cursos, seminários, prêmios literários, exposições, festivais de teatro e música, edições de livros, circuitos de espetáculos, ações filantrópicas, além de novas atividades que fomentem a arte e a cultura.

Para que todas as realizações tenham ainda mais valor, iniciamos a parceria Ações com Fundação Dorina Nowill, onde o Sindi Clubes oferece a participação de pessoas cegas e com baixa visão em diversas manifestações culturais, dando acesso e oportunidades para inclusão social.

Venha com a gente. Consulte o Programa Cultural Sindi Clubes 2023.

Envie email para contato@sindiclubessp.com.br e obtenha mais informações.

CIRCUITO Sindi Clubes DE CORAIS (iniciado em 2001)

O Circuito Sindi Clubes de Corais vem incentivando o canto coral e o intercâmbio cultural-musical entre os clubes paulistas, tendo realizado, entre 2001 e 2022, 154 edições em diferentes clubes da capital e interior, com corais de clubes e convidados da comunidade. Cada coro possui em média 35 coralistas e os encontros têm a participação de 4 a 5 coros. Durante o período de pandemia de covid-19, o Circuito de Corais migrou para o formato online e realizou dois grandes festivais, com a participação de 8 clubes, em 2020 e 14 clubes, em 2021, respectivamente. Os vídeos podem ser assistidos no canal do Sindi Clubes Cultural no Youtube.

Forma de participação: o clube deverá se inscrever para sediar a realização do Circuito Sindi Clubes de Corais e, também, para participar com o seu coral nos eventos em clubes da capital e interior do Estado. Mais informações pelo e-mail: cultural@sindiclubessp.com.br

DIA DA DANÇA Sindi Clubes (iniciado em 2006)

O projeto visa promover a dança nos seus variados estilos e proporcionar o intercâmbio cultural entre os clubes paulistas. No período de 2006 a 2022, realizou 22 edições, com a participação em média de 12 clubes por cada encontro, em clubes da capital e interior. O Dia da Dança possui formato simples, no palco: som, luz, técnica e o melhor da dança produzida nos clubes. O trabalho tem a adesão predominante da juventude associada de clubes, entre 10 e 20 anos de idade. Cada evento conta com dezenas de jovens, principalmente do sexo feminino. No período da pandemia de covid-19, com o formato online realizamos dois grandes encontros e os vídeos podem ser assistidos no canal do Sindi Clubes Cultural no Youtube.

O Dia da Dança Sindi Clubes possui normas definidas pelo Sindi Clubes, em acordo com os clubes participantes.

Forma de participação: o clube se inscreve para sediar e, também, para participar com seus grupos de danças em eventos nos outros clubes.

Mais informações pelo e-mail: cultural@sindiclubessp.com.br

Prêmio Nacional de Literatura dos Clubes-poesia, crônica e conto
LITERATURA NOS CLUBES PAULISTAS (iniciado em 2010)

Literatura nos Clubes Paulistas, projeto realizado com base no Convênio Cultural Sindi Clubes e Academia Paulista de Letras constitui-se de atividades de palestras, saraus de poesias, narração de contos e crônicas, edições e lançamentos de livros, oficinas, clubes de leitura, prêmios literários e práticas relacionadas ao mundo das letras. Suas atividades visam promover o incentivo à leitura e a prática da escrita nos clubes, para o público-alvo de escritores, poetas, estudantes, leitores – pessoas interessadas por literatura em geral.

Em sua 13ª edição finalizada, no ano de 2023, o Prêmio Nacional de Literatura dos Clubes – poesia, crônica e conto – que é continuidade do Prêmio Sindi Clubes/APL de Literatura, de âmbito estadual, é realizado, anualmente, com base em regulamento, em parceria com a Academia Paulista de Letras e a FENACLUBES. A Comissão de Jurados do prêmio é indicada pela APL.

Os números da última edição do Prêmio Nacional de Literatura dos Clubes / 2022, e das onze edições anteriores, sendo as cinco primeiras com o nome de Prêmio Sindi Clubes / APL de Literatura (estadual), um total de doze edições, de 2011 a 2022, são os seguintes: – 433 clubes participantes de 200 cidades e 1.550 obras inscritas.

Forma de participação: cada associado de clube filiado no estado de São Paulo ao Sindi Clubes ou, fora do estado, filiado à Fenaclubes, inscreve-se com uma obra, de acordo com o regulamento, que é acessado Aqui A ficha de inscrição está na última página do arquivo (página número seis).

Inscrições abertas de 18 de abril a 18 de julho de 2024.

Mais informações pelo e-mail: cultural@sindiclubessp.com.br

LIVRO LITERATURA NOS CLUBES PAULISTAS - Volumes 1 e 2

Ao completar três edições, o Prêmio Sindi Clubes/APL de Literatura, que teve início em 2011, deu origem a publicação do livro "Literatura nos Clubes Paulistas" (v. 1 e 2) composto das obras premiadas nas edições dos anos de 2011/12/13 e 2014/15/16.

– Livro "Literatura nos Clubes Paulistas" (v. 1) reúne 44 obras de poesia, crônica e conto, de autores associados de clubes. Possui dois capítulos especiais sobre a história dos clubes e do Sindi Clubes e da Academia Paulistas de Letras, de autoria da escritora Marcia Camargos e mais, textos de Vivian Schlesinger e Antonio Clementin.

– Livro "Literatura nos Clubes Paulistas" (v. 2) reúne 42 obras de poesia, crônica e conto, de autores associados de clubes, além de textos de autores convidados, como Rodrigo Gurgel, Pamela Burger, Anna Maria Martins, Mafra Carbonieri, Joaquim Maria Botelho, José Renato Nalini e José de Souza Martins.

"Literatura nos Clubes Paulistas" (v. 1) - Acesse Aqui.

"Literatura nos Clubes Paulistas" (v. 2) - Acesse Aqui.

CLUBES DE LEITURA nos Clubes Paulistas e na APL
(iniciado em 2012)

Com base na parceria literária entre Sindi Clubes e Academia Paulista de Letras, os Clubes de Leitura têm suporte e organização para serem criados nos clubes paulistas.

Com base na parceria literária entre Sindi Clubes e Academia Paulista de Letras, os Clubes de Leitura têm suporte e oganização para serem criados nos clubes paulistas. Os Clubes de Leitura são originários da Inglaterra e chegaram ao Brasil, por meio da Editora Penguin / Companhia das Letras. A ideia é simples e muito popular na Europa e Estados Unidos. Um grupo de até 20 pessoas lê um livro e se encontra para debater seu conteúdo, com a participação de um mediador. São oportunidades para encontrar pessoas interessantes, discutir ideias e compartilhar conhecimento, em encontros mensais. Hoje temos 26 Clubes de Leitura em pleno funcionamento nos clubes paulistas e na APL.

Clique aqui e confira a Revista Comemorativa de 10 anos!

Forma de participação: os Clubes de Leitura são criados nos clubes paulistas, com a orientação do Sindi Clubes.

Mais informações pelo e-mail: cultural@sindiclubessp.com.br

ENCONTROS COM ESCRITORES

O convênio entre Sindi Clubes e APL oferece a oportunidade de ter escritores renomados e premiados dentro do seu clube, para debates, leituras, palestras. Através da parceria com a APL, muitas possibilidades são abertas para que escritores façam lançamentos de suas obras e visitem os clubes indicados.

Forma de participação: o clube se inscreve para sediar e, também, para participar com seus grupos literários em eventos nos outros clubes.

Mais informações pelo e-mail: cultural@sindiclubessp.com.br

FESTIVAL DE CENAS CURTAS DE TEATRO
(iniciado em 2019)

O Sindi Clubes apresenta a 4ª Edição do Cenas Curtas Festival de Teatro 2024. Com o objetivo de fomentar a troca de ideias entre grupos teatrais dos clubes e estimular o intercâmbio de linguagens cênicas, serão selecionados esquetes com duração de até 15 (quinze) minutos cada, nos mais variados gêneros: comédia, tragédia, melodrama, teatro-dança, drama, entre outros.

O Festival será realizado no Auditório da Nova Sede do Sindi Clubes, inaugurada em março, com equipamentos e estrutura para receber eventos culturais. As apresentações vão ser feitas em dois dias: 8 e 9 de junho, sábado e domingo, prevendo ensaios. A cerimônia de premiação acontecerá no domingo, dia 9 de junho, às 19h.

Veja mais informações no regulamento: Clicando aqui.

A primeira edição do FestClubeSP foi uma parceria de sucesso entre o Sindi Clubes, o Governo do Estado de São Paulo e o Memorial da América Latina, onde se realizou um evento em torno da música popular brasileira autoral. A volta dos grandes festivais! Foram inscritas 154 canções de 54 clubes paulistas, 36 finalistas e a incrível premiação de 5 categorais, curadoria de Otavio Toledo, além do corpo de jurados com Juca Novaes, Fontanetti, Marcelo Mariano, Jota Pê, Graça Cunha e João Marcelo Boscoli. Show de encerramento com Kell Smith e um sucesso potente que inseriu o evento no calendário anual Sindi Clubes. Para a edição de 2023, o concurso acontecerá a nível nacional, através da parceria com a FENACLUBES, possibilitando participação de outros estados.

Forma de participação: cada associado de clube filiado no estado de São Paulo ao Sindi Clubes ou, fora do estado, filiado à Fenaclubes, inscreve-se com uma música autoral, de acordo com o regulamento, que é acessado Aqui (a partir de janeiro/23).

Mais informações pelo e-mail: contato@sindiclubessp.com.br

FORUM LONGEVIDADE (iniciado em 2022)

O Sindi Clubes, atento a atividades que contemplam todas as idades, firmou parceria com o grupo Longevidade Expo Forum, o qual se consolidou com o maior evento do Brasil para o público sênior. A programação de palestras e experiências englobam diversos segmentos como saúde, moda, beleza, finanças, carreira, moradia, turismo e cultura. A edição de 2022 contou com a participação ativa do Sindi Clubes, que contribuiu na programação e na divulgação para clubes de todo o estado de São Paulo, podendo estes, transmitirem ao vivo todo o evento, levando mais de 250 palestras para milhares de associados. Mais novidades estão para acontecer na 5ª edição, que acontecerá no final de setembro de 2023.

CLUBINHO DE LEITORES INFANTIS SINDICLUBE (iniciado em 2022)

Com o objetivo de formar comunidades leitoras infantis nos clubes paulistas, o Sindi Clubes inicia em 2022 uma parceria com o Clube de Livros Infantis. A implantação visa facilitar o acesso a obras de qualidade literária, selecionadas por uma equipe de curadoria com especialistas renomados, além de formação de um acervo de excelência, com assinatura mensal e atividades ligadas aos livros, incluindo oficinas, contação de histórias, rodas de conversa com as famílias e visitas de escritores. Nesse programa, há uma grade de ações culturais para mobilizar os associados e movimentar a biblioteca das crianças, estimular o hábito de leitura como atividade no clube e em casa, juntar grupos em torno de temas tão necessários para o desenvolvimento humano.

Forma de participação: o clube se inscreve para agendar as primeiras atividades, introdução com a palestra "Leitura e seu papel no desenvolvimento infantil".

Mais informações pelo e-mail: contato@sindiclubessp.com.br

CLUBE DE PINTURA START WATERCOLOR/Sindi Clubes (iniciado em 2022)

Com o objetivo de introduzir ou dar continuidade a vivências com artes plásticas, o Sindi Clubes e a Start WaterColor implantam no seu clube atividades para grupos que se interessam pela pintura. O modelo de funcionamento é prático e idealizado para quem deseja participar de encontros desafiado a criatividade, seja como hobby ou aprimoramento de técnicas. O Clube de Pintura tem método guiado por artistas, que orientam os integrantes a usarem os materiais recebidos mensalmente, através da adesão de assinatura do kit Start WaterColor, enviado completo para realizar as atividades (pincel, tinta, papel, folha ilustrada e em branco, marcadores). São 4 encontros presenciais e 4 virtuais a cada mês, para maiores de 14 anos e, para crianças, apenas atividades presenciais, com um kit específico para a idade. Estão previstas no programa, exposições com os trabalhos desenvolvidos.

Forma de participação: o clube sinaliza o interesse e o Sindi Clubes com a equipe Start WaterColor dão todo o suporte para iniciar os grupos.

Mais informações pelo e-mail: contato@sindiclubessp.com.br

OFICINAS MEIO AMBIENTE(iniciado em 2022)

Através dos Centros de Memória e acervos fotográficos, curadores preparam exposição reunindo imagens do passado e da atualidade, sobre a relação dos clubes com os rios das cidades: como eram utilizados antigamente e quais movimentos são importantes para as futuras gerações.

Forma de participação: os associados participam do evento de oficinas gratuitamente.

AÇÕES COM FUNDAÇÃO DORINA NOWILL (iniciado em 2022)

Uma série de iniciativas de inclusão serão programadas ao longo do ano, através de parceria firmada com a Fundação Dorina Nowill, em que os clubes paulistas podem receber pessoas cegas e com baixa visão. A primeira atividade se concretizou com a visita ao Clube Paineiras do Morumby, na apresentação do seu grupo de coral. Outras possibilidades com eventos culturais na área de gastronomia, arte, literatura, música, entre outros, serão contempladas para inserir e dar acesso a todas as pessoas em diversas oportunidades de participação nos clubes.

Forma de participação: caso seu clube tenha disponibilidade em receber, entre em contato e o Sindi Clubes dará todo o suporte.

Mais informações pelo e-mail: contato@sindiclubessp.com.br

JORNADA DO VINHO Sindi Clubes

A Jornada do Vinho é uma parceria entre o Sindi Clubes e a sommelière Suian Paduan, do Pausa Para o Vinho. Nessa iniciativa, os clubes paulistas que já são lugares de grande socialização, contam com uma proposta de reunir os associados em torno do universo do vinho, em encontros que exploram a enogastronomia, incluindo sua história, cultura, geografia, turismo, dicas valiosas e trocas extraordinárias, além de degustações de vinhos especiais.

Por meio da colaboração com o Sindi Clubes, a sommélière Suian Paduan conduz vivências guiadas para os participantes, em grupos fechados, e que primam pelo acolhimento, informação e principalmente diversão. Cada encontro promete proporcionar experiências memoráveis, abordando temas específicos de acordo com os interesses de cada clube participante.

Para fazer parte dessa jornada enogastronômica única, os interessados devem enviar email para contato@sindiclubessp.com.br, para obter todo o suporte logístico e agendar sua participação. É importante ressaltar que o custo referente à apresentação da sommelière, é subsidiado pelo Sindi Clubes, garantindo assim uma experiência de alta qualidade para todos os envolvidos.

ITINERÂNCIA CULTURAL Sindi Clubes (iniciado em 2022)

Cultural

Diversas manifestações artísticas e culturais são produzidas nos clubes paulistas e nem sempre circulam em outros locais. É com o suporte operacional do Sindi Clubes que se abre a possibilidade de fazer itinerância de eventos e estimular uma constante troca de experiências entre os clubes e seus corpos artísticos, sócios ligados individualmente à área cultural, que tenham a intenção de mostrar seus trabalhos em novos locais. Através da coletividade de mais de 300 clubes atuantes, o Sindi Clubes promove o intercâmbio de programações e incentivo aos movimentos culturais, como apresentações de teatro, dança, música, exposições, palestras.

Forma de participação: o clube manifesta seu interesse e o Sindi Clubes inicia os contatos para a circulação do evento.

Mais informações pelo e-mail: contato@sindiclubessp.com.br

OFICINA LITERÁRIA

O Sindi Clubes apresenta uma novidade na Programação Cultural de 2023: um curso de escrita literária, em formato de oficina, com produção, revisão, comentários e leituras, ministrado por um profissional internacionalmente reconhecido, escritor, crítico literário, professor, jurado de prêmios de grande relevância (como o Oceanos), o Paulo Nogueira.

Paulo tem 11 livros publicados, deu cursos em várias entidades e tem grande experiência também no método online, para alunos europeus, através da editora portuguesa Guerra e Paz. Há 2 meses, lançou o seu novo romance, ERA UMA VEZ TUDO, cujo pano de fundo é precisamente um curso de narrativa de ficção.

A proposta é preparar a escrita dos interessados, através do aprendizado técnico nas aulas, entrega de material inédito, incluindo vídeos, músicas, cinema, gráficos, entrevistas com autores/autoras e direcionamento do Paulo para as escritas elaboradas pelos alunos.

Previsão de uma turma por semestre, com duração do curso de 3 meses e meio, 14 aulas, uma por semana.

As vagas são limitadas. Inscrições por ordem de chegada dos e-mails no contato@sindiclubessp.com.br

Guia de aplicação de marca: download

Logotipos: download

SindiClubes

© Sindi Clubes - Todos os Direitos Reservados