Programa Cultural Sindi-Clube

Intercâmbio cultural e literário permanente entre os clubes

Cultural

O Programa Cultural Sindi-Clube, criado em 2001, foi bem acolhido pelos clubes, a partir de sua primeira ação, o Circuito Sindi-Clube de Corais, que promove a participação de centenas de associados atraídos pela música de qualidade.

Também com o formato de circuito para intercambiar as atividades desenvolvidas em cada clube, foi criado, em 2006, o Dia da Dança Sindi-Clube, que é uma marca de sucesso, com a participação predominante de jovens.

O Programa Literatura nos Clubes Paulistas foi iniciado com o convênio entre o Sindi-Clube e a Academia Paulista de Letras (APL). Com o Prêmio Sindi-Clube/APL de Literatura, mas modalidades poesia, crônica e conto, criou-se a motivação para outras ações literárias, entre elas os Clubes de Leitura, que contam com a participação da Editora Companhia das Letras.

No quarto ano do Prêmio Sindi-Clube/APL de Literatura, houve a edição do livro “Literatura nos Clubes Paulistas”.

O Sindi-Clube, com seu Programa Cultural, incentiva à criação e dinamização de bibliotecas, cursos, seminários, prêmios literários, exposições, festivais e edições de livros, circuitos de espetáculos, ações filantrópicas, etc.

Circuito Sindi-Clube de Corais

O Circuito Sindi-Clube de Corais realizou, entre 2001 e 2015, 118 edições em diferentes clubes da capital e interior, com 544 apresentações individuais de corais de clubes e convidados da comunidade. Cada coro possui, em média, 40 participantes. A frequência de público teve cerca de 600 pessoas por evento e atingiu 70.800 assistentes, em 15 anos de estrada.

Para participar ou sediar um evento, o clube deve se inscrever. Mais informações pelo e-mail cultural@sindiclube.com.br

Dia da Dança Sindi-Clube

A ação promove os variados estilos de dança e proporciona o intercâmbio dessa arte entre os clubes. Entre 2006 e 2015, foram realizadas 16 edições do Dia da Dança, com a participação de 131 clubes, 333 coreografias, 3.123 bailarinos e 16.000 expectadores (média de 1.000 pessoas por edição).

O Dia da Dança possui formato simples. No palco, som, luz, técnica e o melhor da dança produzida nos clubes. O trabalho tem a adesão predominante da juventude associada de clubes, principalmente do sexo feminino.

Programa Literatura nos Clubes Paulistas

Programa realizado com base no convênio entre o Sindi-Clube e a Academia Paulista de Letras. Constitui-se de palestras, saraus de poesias, narração de contos e crônicas, edições e lançamentos de livros, oficinas, clubes de leitura, prêmios literários, etc. Suas atividades visam promover o incentivo à leitura e a prática da escrita nos clubes.

Prêmio Sindi-Clube/APL de Literatura – poesia, crônica e conto

O Prêmio Sindi-Clube/ Academia Paulista de Letras de Literatura – poesia, crônica e conto é realizado anualmente, em parceria com a APL, que dá orientação e indica o júri encarregado de analisar os trabalhos inscritos.

Números do Prêmio, em cinco edições, de 2011 a 2015: 119 clubes participantes de 47 cidades e 391 obras inscritas. Houve participação crescente, ano a ano

Para participar os associados de clubes inscrevem-se com uma obra, de acordo com o regulamento. Mais informações, e-mail cultural@sindiclube.com.br

O livro da Literatura nos Clubes

A publicação do livro Literatura nos Clubes Paulistas, em 2014, reuniu as obras premiadas nas edições anteriores, de 2011, 2012 e 2013. São 44 textos de poesia, crônica e conto, de 37 autores associados de clubes. Possui dois capítulos especiais sobre a história dos clubes e do Sindi-Clube e da Academia Paulistas de Letras.

Clubes de Leitura

Os Clubes de Leitura surgiram na Inglaterra e chegaram ao Brasil por meio da Editora Penguin/Companhia das Letras. Um grupo de até 15 pessoas lê um livro e se encontra mensalmente para debater seu conteúdo, com a participação de um mediador. As reuniões são oportunidades para encontrar pessoas interessantes, discutir ideias e compartilhar conhecimento.

Os Clubes de Leitura são criados desde maio de 2012 nos clubes paulistas, em parceria com a Academia Paulista de Letras e Editora Companhia das Letras.

Clubes de Leitura existentes nos clubes paulistas e na APL:

Clube de Leitura do Anhembi Tênis Clube

Clube de Leitura do Primeiro de Maio Futebol Clube

Clube de Leitura do São Paulo Futebol Clube (dois grupos)

Clube de Leitura do Esporte Clube Pinheiros (dois grupos)

Clube de Leitura do Club Athletico Paulistanoe

Clube de Leitura da Associação Brasileira “A Hebraica” de São Paulo (dois grupos)

Clube de Leitura do Clube Jundiaiense

Clube de Leitura do Clube Atlético São Paulo – SPAC

Clube de Leitura do Alphaville Tênis Clube

Clube de Leitura do Círculo Militar de São Paulo

Clube de Leitura do Esporte Clube Sírio

Clube de Leitura do Clube Paineiras do Morumby (dois grupos)

Clube de Leitura da Academia Paulista de Letras (dois grupos)

E outros que estão em processo de criação.

Encontros com os escritores já realizados para comemoração de aniversários dos Clubes de Leitura: Lygia Fagundes Telles, Milton Hatoum, Luiz Ruffato, Anna Maria Martins, Mafra Carbonieri, Michel Laub, Marçal Aquino, Joca Reiners Terron, José Trajano, Luiz Carlos Lisboa, Eliana Carsoso e Alexandre Vidal Porto.

Mais informações, e-mail cultural@sindiclube.com.br