Prêmio Nacional de Literatura dos Clubes

Vencedores

Anunciamos o resultado do Prêmio Nacional De Literatura Dos Clubes / 2021, 6ª Edição.

Realizado pelo Sindi Clube em parceria literária com a FENACLUBES e APL - Academia Paulista de Letras, o prêmio tem o objetivo de promover e incentivar a literatura nas agremiações de todo o Brasil.

Nesta edição, 40 clubes de 18 cidades participaram inscrevendo 31 poesias, 35 crônicas e 48 contos. Um total de 114 obras foram avaliadas pela comissão julgadora, composta por Joaquim Maria Botelho – membro da UBE – União Brasileira de Escritores (relator); Mafra Carbonieri – membro da Academia Paulista de Letras e Marcelo Nocelli – escritor e editor.

A premiação, no valor de R$ 1.500,00 (um mil e quinhentos reais), R$ 1.000,00 (um mil reais) e R$ 500,00 (quinhentos reais), respectivamente, é entregue ao primeiro, o segundo e o terceiro colocados de cada categoria.

A comissão julgadora relatou que a temática das obras da 6ª edição apresentou um traço comum: uma tendência reflexiva dos tempos incertos que vivemos. “Cada autor, a seu modo, nos convida a pensar. E é pensando que mudamos o mundo”, finaliza a comissão em seu detalhado parecer.

Confira a seguir as obras vendedoras e o parecer dos jurados!

PRÊMIO NACIONAL DE LITERATURA DOS CLUBES
POESIA, CRÔNICA E CONTO | 6ª EDIÇÃO | 2021
Obras vencedoras / poesia, crônica e conto

POESIA

• Primeiro lugar | Magnos A. B. Castanheira | “Paisagem em desespero” | Clube Esperia (São Paulo – SP)
  • Segundo lugar | Maria Antonieta Fernandes de Souza | “Nu frontal” | Club Athletico Paulistano (São Paulo – SP)
  • Terceiro lugar | Álvaro Santi | “Preso / livre” | Grêmio Náutico União (Porto Alegre – RS)

Menções honrosas:
1– Ivani Soares | “Ressignificações” | Clube Recreativo Dores (Santa Maria – RS)
2– Luiz Carlos Ladeia | “Palavras sem nexo” | Clube Esportivo da Penha (São Paulo – SP)
3– Luiz Carlos de Moura Azevedo | “Quero pedras” | Sociedade Harmonia de Tênis (São Paulo – SP)

CRÔNICA

• Primeiro lugar | Beatriz Varani Eleutério | “As histórias de cada um” | Círculo Militar de Campinas (SP)
  • Segundo lugar | Ricardo Lahud | “Espírito de sereia” | Club Athletico Paulistano (São Paulo – SP)
  • Terceiro lugar | Thamara Cristhine Santos de Assis | “Lições de elevador” | Clube Dom Pedro II (Conselheiro Lafaiete – MG)

Menções honrosas:
1– Eurico Cabral de Oliveira Filho | “Cavalo marinho” | Anhembi Tênis Clube (São Paulo – SP)
2– Carlos Augusto de Assis | “Começo” | Clube Esportivo Helvetia (São Paulo – SP)
3– Maria Fernanda Mendes Pereira | “O que a luz nos esconde na escuridão?” | Club Athletico Paulistano (São Paulo – SP)

CONTO

• Primeiro lugar | Maria Helena Figueiredo Vieira | “O quarto de dentro” | Club Athletico Paulistano (São Paulo – SP)
  • Segundo lugar | Jeanette Rozsas | “Jane Austen, o vampiro e um caso de amor” | Club Athletico Paulistano (São Paulo – SP)
  • Terceiro lugar | Maria Célia Nunes Borges de Lima | “Amor proibido” | Minas Tênis Clube (Belo Horizonte – MG)

Menções honrosas:
1– Carla Figueiredo Vieira | “O grande abismo” | Club Athletico Paulistano (São Paulo – SP)
2– Jacqueline Harsche Rodrigues | “O que habita rachaduras” | Associação Desportiva Centro Olímpico (São Paulo – SP)
3– Danielle Martins Cardoso | “Abayomi” | Club Athletico Paulistano (São Paulo – SP)

PARECER DOS JURADOS

SAIBA MAIS SOBRE O PRÊMIO

A literatura tem se mostrado um rico instrumento para impulsionar o convívio entre associados de Clubes, além de promover a cultura nas agremiações, com desdobramentos de ações como oficinas e workshops literários, palestras, saraus, jograis, contação de história etc.

Consciente da importância de iniciativas que fomentem a cultura e literatura nos Clubes, o Sindi Clube promove O PRÊMIO NACIONAL DE LITERATURA DOS CLUBES, em parceria cultural com a Academia Paulista de Letras (APL) e a Confederação Nacional dos Clubes (FENACLUBES). No concurso, cada autor associado de Clube participa com uma obra de poesia, crônica ou conto.

Proveniente do “Programa Literatura nos Clubes”, que nasceu em 2011 no Sindi Clube em âmbito estadual, com o nome de PRÊMIO SINDI CLUBE / APL DE LITERATURA, o concurso ganhou abrangência nacional na sexta edição e as obras vencedoras destas seis edições foram publicadas no livro “Literatura nos Clubes Paulistas” – Volumes 1 e 2.

As obras vencedoras do PRÊMIO NACIONAL DE LITERATURA DOS CLUBES, 2017, 2018, 2019 e 2020 serão publicadas no livro Literatura nos Clube Brasileiros – Volume 3.