Alunos do Programa Touché ganham medalhas de ouro e bronze no 2º Torneio Nacional Infantil de Esgrima

17/06/2019

Nesse domingo (16), dois alunos da rede pública de ensino, Joaquim Pelucio e Fernanda Kusuma, que fazem aulas gratuitas no Programa Touché realizado pelo Sindi Clube em parceria com a Secretaria Municipal de Esportes de São Paulo, conquistaram medalhas de ouro e bronze na categoria espada até 9 anos, durante a disputa do 2º Torneio Nacional Infantil de Esgrima Mestre Buonafina, no Centro Educacional e Esportivo Edson Arantes do Nascimento, o Pelezão, na Lapa, em São Paulo.

A partir do dia 19, 17 alunos do Programa Touché que estiveram no campeonato nacional também participarão do Campeonato Sul-americano Infantil de Esgrima, no mesmo local. Alguns deles já ganharam medalhas na 1ª e 2ª etapas do Circuito Paulista de Esgrima Infantil. Na primeira etapa, realizada no Club Athletico Paulistano, dia 6 de abril, os triunfos se deram na categoria espada, até 9 anos e o aluno Pedro Louzada foi o destaque ao conseguir medalha de ouro, sendo que os alunos Joaquim Pelucio e Fernanda Kuruma obtiveram bronze.

Dia 18 de maio, durante a segunda etapa do Circuito Paulista de Esgrima Infantil, realizada no Esporte Clube Pinheiros, três alunos na categoria espada conquistaram mais três medalhas, uma de ouro e duas de bronze. Fernanda Kuruma dessa vez conquistou medalha de ouro e Pedro Louzada ficou com a medalha de bronze, ambos na categoria até 9 anos. Na categoria de até 11 anos, Daniel Bouça conquistou medalha de bronze.

“É uma conquista muito grande para esses jovens porque o programa existe há apenas dois anos. E os benefícios para os alunos durante essas participações nos campeonatos, além de um grande avanço técnico, faz com que ganhem maior independência ao enfrentarem adversários diferentes”, aponta Bernardo Schwuchow, técnico do Esporte Clube Pinheiros e instrutor do Touché.

O Programa Touché tem a coordenação do Sindi Clube e envolve o Club Athletico Paulistano, o Esporte Clube Pinheiros e a Associação Brasileira A Hebraica de São Paulo, que são agremiações referência em esgrima, além de fornecerem equipamentos e instrutores para mais de 40 estudantes de 9 a 14 anos da rede pública de ensino, que frequentam as aulas em turmas nos períodos da manhã e da tarde, no Pelezão.

Confira aqui o treino dos alunos no Pelezão.