Notícias

Lançamento: Manual de Prevenção de Riscos e Gerenciamento de Crises em Clubes

24/10/2023

Prezados Dirigentes,

Uma realização da parceria Sindi Clubes e RL Soluções, com apoio da Fenaclubes, Acesc e Segasp, apresentamos o lançamento do Manual de Prevenção de Riscos e Gerenciamento de Crises em Clubes, um guia que orienta os dirigentes dos clubes para que definir um plano quanto a rotinas e protocolos para afastar riscos de acidentes, além de tratar das decisões a serem tomadas em cenários adversos.

“O primeiro pilar para garantir a segurança de um clube é o estabelecimento de uma política com normas claras sobre como a instituição atua nessa questão. Em seguida, são os processos que colocam em prática as normas exigidas pelo clube e pela legislação, mostrando como essas regras são cumpridas. Além disso, toda a comunidade do clube - formada pelos associados, funcionários e dirigentes - deve estar comprometida com o modelo de proteção vigente. É fundamental que exista uma cultura de proteção que possa ser auditada, incluindo treinamentos e divulgação dos processos.” Reginaldo Teixeira Rosa, consultor especializado, um dos responsáveis pela produção do Manual.

Além de Reginaldo, o Manual foi produzido também pelo consultor Roberto Libardi e o especialista em salvaguardas, José Antônio Godolphim Júnior.

A comissão responsável pela idealização e planejamento do Manual, foi composta por Paulo Movizzo, Sergio Nabhan e Cláudio Lauletta, Sindi Clubes; General Eduardo Diniz e Fabiana Pedraza Sommer, Acesc; Fernando Rosenthal, da Hebraica; Carim Cardoso Saad, Paineiras; Luiz Carlos Picone de Araújo, CE da Penha; Fernando Carlos de Castro Alves, Esperia; André Mouaccad, Sírio.   

Acesse o material digital aqui: Manual de Segurança.

Diretoria Sindi Clubes


TODAS AS NOTÍCIAS