Notícias

Urgente! União em defesa do futuro do esporte nacional

13/02/2026

O Sindi Clubes, representado por nosso presidente Sérgio Nabhan, participou ontem (12/02) de uma reunião de emergência com as principais lideranças esportivas do país no Esporte Clube Pinheiros para a criação de movimento unificado em defesa da sobrevivência do esporte nacional, ameaçado pelas recentes mudanças no regime tributário aplicadas às organizações sem fins lucrativos.

Confira a NOTA OFICIAL completa:

Nota à sociedade brasileira – Em defesa da sobrevivência do esporte nacional

O Comitê Brasileiro de Clubes (CBC), Comitê Olímpico do Brasil (COB), Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB), Comitê Brasileiro de Clubes Paralímpicos (CBCP), Confederação Brasileira do Desporto Escolar (CBDE) e Confederação Brasileira do Desporto Universitário (CBDU), integrantes do Conselho Nacional de Comitês Esportivos, conclamam a comunidade esportiva e a sociedade a lutar pela sobrevivência do esporte e contra a nova tributação aplicada às organizações esportivas sem fins lucrativos, que representa gravíssimo risco para o futuro do esporte no país. 

As mudanças no regime tributário, que já estão valendo, impõem carga incompatível com clubes e organizações esportivas que não distribuem lucros e reinvestem integralmente seus recursos em atletas, infraestrutura e projetos sociais. Na prática, essa tributação excessiva encerra milhares de iniciativas que hoje atendem crianças, adolescentes, pessoas com deficiência e atletas em todas as regiões do Brasil. O esporte esta em risco.

Em reunião realizada no Esporte Clube Pinheiros, em 12 de fevereiro de 2026, com a presença da FENACLUBES, e dos clubes Pinheiros, Flamengo, Minas Tenis, Paulistano, Praia Clube, Bahia, Curitibano, Hebraica, Iate Clube de Brasília, Campestre, Grêmio Náutico União, Sogipa, Olympico, Mackenzie, Esperia, Duque de Caxias, Santa Monica, Tijuca, Paineiras do Morumby, ABDA, constituiu-se, por unanimidade, movimento em defesa da sobrevivência do esporte nacional. Luto no Esporte!

Conclamamos atletas, treinadores, dirigentes, profissionais do esporte, famílias e torcedores a se unirem a este movimento, no dia 24 de fevereiro de 2026, às 11h, no Congresso Nacional, para defender, de forma pacífica e firme, a sobrevivência do esporte nacional executado pelas entidades esportivas sem fins lucrativos.
 

Lideranças unidas em foto (da esq. P/ dir.): Sérgio Nabhan (Sindi Clubes SP), Luiz Eduardo Baptista (Flamengo), Arialdo Boscolo (Fenaclubes), Paulo Maciel (CBC), Gilberto Carneiro da Silveira (Tijuca Tênis Clube) e André Perego Fiore (E.C. Pinheiros).

TODAS AS NOTÍCIAS